As marcas no Twitter podem ser obrigadas a uma reavaliação de como interagem com os fãs, principalmente com relação aos tons que usam. Embora a maioria dos usuários descreva as contas de marca como “divertidas” e “engraçadas”, uma em cada duas pessoas acredita que o excesso de confiança no humor pode parecer desatualizado, de acordo com o #RealTalk, um novo relatório realizado pelo Twitter sobre a percepção da marca em sua plataforma.
A gigante da mídia social analisou 5.000 tweets sobre marcas, a partir dos quais as tendências foram pesquisadas e testadas em 16.000 usuários em colaboração com a empresa de pesquisa de mercado Sparkler. O Twitter também se uniu à plataforma de inteligência de audiência Pulsar para verificar todos os tweets de 20 grandes marcas nos últimos três anos. Enquanto o relatório foi divulgado na semana passada, a pesquisa Sparkler foi realizada entre maio e junho de 2021.
A descoberta de que o humor pode envelhecer deve servir de alerta para as marcas que pensam que um bom engajamento é um engajamento engraçado. Basta perguntar à Pabst Blue Ribbon, que este mês enfrentou uma reação negativa depois que um funcionário fez uma série de tweets pornográficos zombando de Dry January em seu identificador social oficial. Enquanto os tweets se tornaram virais, a marca estava claramente insatisfeita, tendo deletado rapidamente a maioria das evidências, além de pedir desculpas pelo comportamento grosseiro.
A gafe da PBR ilustra uma descoberta relacionada do estudo do Twitter, a saber, que o tom que uma marca usa deve depender das circunstâncias. Oito em cada 10 pessoas acham que as marcas devem evoluir seu tom em relação aos tempos.
Here’s the best tweets from #NationalRoastDay https://t.co/pljPieiyev
— Wendy’s (@Wendys) January 13, 2022
A #RealTalk também descobriu que 80% das pessoas não se importam em ser vendidas nas mídias sociais, desde que os anúncios sejam divertidos ou significativos. Esta é uma boa notícia para um espaço que está vendo um crescimento explosivo de anúncios em uma variedade de plataformas, embora exerça mais pressão sobre as marcas para que suas mensagens sejam corretas, especialmente porque os usuários se tornam mais experientes em farejar insinceridade.
Finalmente, nove em cada 10 pessoas disseram que valorizavam marcas que tinham um forte senso de identidade. À medida que as marcas reavaliam como se comunicam com os fãs no Twitter, elas devem se concentrar em ser diferenciadas, criando seu próprio tom, tópicos de interesse e comunidades com as quais interagir.
Matéria traduzida de AdAge.