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Com o objetivo de avaliar a relevância de embalagens sustentáveis e o envolvimento do consumidor com o tema, o iFood, empresa brasileira de tecnologia, acaba de divulgar uma pesquisa conduzida pelo Instituto Opinion Box, que aponta que 76% dos clientes consideram importante ter algum selo na embalagem para comprovar a sustentabilidade. Além disso, 54% das pessoas ouvidas dizem que priorizam pedidos em restaurantes que tenham embalagens sustentáveis para o envio da comida. Os resultados foram obtidos após entrevistas online com 1.112 pessoas, que realizaram ao menos um pedido de comida no delivery nos 30 dias antes da coleta de dados, realizada entre os dias 8 e 17 de março de 2023.

Quando falamos em material, mais da metade dos consumidores acredita que embalagens de papel e compostáveis são as mais sustentáveis. São também as preferidas de 41% dos respondentes. Em relação a rejeição, dentro dos 71% que rejeitam algum tipo de embalagem, a que eles menos gostam é a de alumínio.

Quanto à característica da embalagem, 94% das pessoas concorda que a vedação é o mais importante. A maneira como a embalagem é descartada, também é relevante para 8 em cada 10 consumidores, em questão de facilidade.

Compromisso

A pesquisa faz parte dos esforços do iFood para construir um futuro mais sustentável. Entre as medidas que estão sendo tomadas pela empresa para atingir esse objetivo, está o compromisso público de zerar a poluição plástica até 2025.

“Vamos acelerar o compromisso de redução do plástico no delivery, por meio da adesão às embalagens sustentáveis por parte de restaurantes e conscientização de clientes. Para isso, estamos usando nossa tecnologia para criar novas soluções em embalagens testadas e aprovadas por nós, garantindo uso seguro e com excelente experiência ao cliente final, além de um custo mais baixo para o restaurante”, pontua Gustavo Vitti, vice-presidente de Pessoas e Sustentabilidade do iFood.

Os dados coletados servem como base para a conscientização dos restaurantes sobre como o consumidor percebe e deseja a sustentabilidade dos negócios.

Para mudar o cenário atual a partir destes resultados, a companhia iniciou a campanha ‘Hambúrguer no Papel’, com o lançamento de embalagens sustentáveis, em parceria com a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel no Brasil, Kablin.

Além de sustentáveis, elas são inovadoras, recicláveis e biodegradáveis, e têm como característica os preços competitivos, minimizando custos e impactos financeiros aos restaurantes parceiros. Cerca de 30 hamburguerias em todo o país receberão as novas embalagens para essa primeira fase do projeto.

Responsabilidade da oferta de embalagens sustentáveis

Para 52% dos consumidores, os restaurantes são os responsáveis por iniciar esse movimento de uso de embalagens mais sustentáveis. Porém, se for necessário aumentar o preço da refeição para trocar as embalagens, os dados mostram que esse aporte pode causar redução na quantidade vendida.

Em um balanço geral, em média, 60% dos entrevistados responderam que “sim, pagariam R$ 2,00 a mais para receber o seu pedido no delivery em embalagens sustentáveis”. Embora a sustentabilidade seja um aspecto importante, quando falamos em embalagens de delivery, apenas 28% dos respondentes já deixaram de ser clientes de um restaurante em função do uso de embalagens prejudiciais ao meio ambiente.

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