Iniciativas de inclusão crescem nas agências gaúchas

O evento “Frente a Frente”, promovido recentemente pelo Sinapro-RS, destacou o avanço das agências gaúchas na implementação de práticas de diversidade e inclusão. O fórum, realizado na ESPM, em Porto…

Adnews

14.08.2024

Iniciativas de inclusão crescem nas agências gaúchas

O evento “Frente a Frente”, promovido recentemente pelo Sinapro-RS, destacou o avanço das agências gaúchas na implementação de práticas de diversidade e inclusão. O fórum, realizado na ESPM, em Porto Alegre, reuniu lideranças do mercado publicitário para discutir como essas iniciativas são essenciais para a cultura organizacional, os resultados dos negócios e o fortalecimento do mercado. A diversidade e inclusão estão presentes nas pautas das agências gaúchas, com muitas já implementando metodologias próprias que trazem resultados significativos para a gestão de equipes e negócios. Isso foi evidenciado no evento, que teve como tema “Inclusão e Equidade: Benefícios de uma equipe diversa”.

O encontro contou com a presença de lideranças de agências e de alunos dos cursos de Comunicação e Publicidade da ESPM. A mediação ficou por conta de Juliano Brenner Hennemann, presidente do Sinapro-RS, que destacou as ações recentes da entidade antes de passar a palavra aos painelistas. As agências Eyxo, Bistrô e Paim United Creators foram convidadas para o painel, onde apresentaram suas experiências e projetos bem-sucedidos em gestão de pessoas, abordando como lidam com diversidade, inclusão e equidade no cotidiano e os benefícios resultantes dessas práticas.

Fernanda Aldabe, sócia-fundadora da Bistrô, destacou as políticas de diversidade da agência, incluindo o projeto Bistrô Lugar de Falas. “Somos uma equipe diversa e temos a diversidade e a inclusão no nosso DNA desde o início. Nas nossas redes sociais não falamos só de propaganda, mas de outras ações para o mundo. Porque o mundo é ser diverso.” Mateus Pagot Gobbi, head de pessoas e cultura na Paim United Creators, enfatizou as metodologias da agência, que é realizadora do projeto Rumos Mais Pretos e recentemente lançou uma plataforma de conteúdos voltados à diversidade. “A diversidade fala sobre todos nós. Falamos de valores universalizáveis e principalmente de resultados. Se a diversidade e a inclusão forem levadas a sério, os resultados prosperam”, afirmou. Caroline Tomazi, people experience manager na Eyxo, encerrou o painel apresentando o case da agência, que é certificada como empresa B e possui um programa de estágio focado em equidade e diversidade. Ela ressaltou a importância de desenvolver pessoas diversas para posições de liderança: “Isso é fundamental, não dá para ter diversidade só na base, é preciso ter na gestão também”, defendeu.

Após as apresentações, houve uma rodada de perguntas mediada por Hennemann, onde as lideranças presentes discutiram suas principais dificuldades e trocaram experiências sobre o tema. “Contribuir para que as agências estejam melhores hoje do que estiveram ontem no quesito gestão é uma das missões do Sinapro-RS. E um evento com uma temática tão relevante como a que foi tratada nesta edição é fundamental para que a gente construa agências mais fortes e conectadas com a sociedade e com o mercado”, destacou o dirigente da entidade.

O Frente a Frente, exclusivo para agências associadas ao Sistema Sinapro/Fenapro, consolidou-se como um fórum importante para troca de experiências e discussão de boas práticas do mercado, com o propósito de potencializar os negócios das agências. O evento contou com o apoio da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e da ESPM, além do patrocínio da Rádio Alegria e VEX Painéis.

Os participantes avaliaram positivamente a temática abordada. Claúdio Oliveira, gestor da Ponto, afirmou: “Esse evento foi de extrema importância para o nosso mercado, principalmente porque o combustível das nossas agências são pessoas. E sabemos que, quando a gente conecta pessoas com responsabilidade, respeito e profissionalismo, a coisa acontece de forma diferente.” Sarah Feltes, diretora de pessoas e cultura da WT.AG, destacou a relevância do evento para o seu novo cargo: “Foi realmente inspirador ver as iniciativas que as outras agências já estão criando e trabalhando. O principal insight é conhecer as iniciativas do mercado.” Sandra Bock, head de capital humano da Brivia, ressaltou a importância da diversidade: “Cada pessoa é única e tem um aspecto diverso. Então é sobre isso: as pessoas respeitadas como indivíduos.”

Por fim, Alessandro Souza, coordenador do curso de Comunicação e Publicidade da ESPM, ressaltou a importância do tema para a formação dos estudantes: “Trazer essa discussão para dentro da academia é extremamente importante para a formação das soft skills dos estudantes e o desenvolvimento de uma mentalidade inclusiva.”

Acompanhe o ADNews no Instagram e LinkedIn.
#ADDSomethingNew #ADNewsOficial #ADGroupBR

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24 | Disney promove experiência imersiva durante finais de Wimbledon | Como Enfrentar Momentos de Juros Altos e Proteger Seu Negócio | PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana | Mills adquire operação de locação de equipamentos da Next Rental