Adam Mosseri, head do Instagram, lançou alguma luz sobre como a rede social decide o que você vê em uma nova postagem de blog publicada nesta terça-feira. A explicação parece ter como objetivo, pelo menos em parte, combater os rumores persistentes de que o Instagram intencionalmente oculta ou desfavorece certas postagens, o que o Instagram diz que não é exatamente verdade.
A resposta curta sobre como o Instagram funciona é que é complicada. O Instagram usa “milhares” de sinais para determinar o que você vê no seu feed, de acordo com Mosseri, e não há apenas um algoritmo que decide o que aparece para você. Mas a empresa também está empenhada em explicar melhor por que o conteúdo é removido e como o serviço exibe as postagens, escreve ele. Uma das revelações mais surpreendentes: a maioria dos seguidores do Instagram não verá suas postagens de qualquer maneira porque “a maioria das pessoas vê menos da metade de seu feed”.
O blog de terça-feira é apenas o primeiro de uma série que “vai lançar mais luz sobre como a tecnologia do Instagram funciona e como ela afeta as experiências que as pessoas têm no aplicativo”, por exemplo, então parece que podemos esperar análises mais detalhadas no futuro.
Neste primeiro blog, Mosseri explicou que o Instagram usa “uma variedade de algoritmos, classificadores e processos, cada um com sua própria finalidade” para determinar o que mostrar a você. Ele então quebrou os “sinais” que o Instagram usa para trazer à tona algo em seu feed ou em histórias. Aqui estão os sinais “mais importantes”:
- Informações sobre a postagem: Esses são sinais sobre a popularidade de uma postagem – pense em quantas pessoas gostaram dela – e informações mais mundanas sobre o conteúdo em si, como quando foi postado, quanto tempo dura se for um vídeo e qual local, se houver, foi anexado a ele.
- Informações sobre a pessoa que postou: Isso nos ajuda a ter uma noção de quão interessante a pessoa pode ser para você e inclui sinais como quantas vezes as pessoas interagiram com essa pessoa nas últimas semanas.
- Sua atividade: Isso nos ajuda a entender no que você pode estar interessado e inclui sinais como quantas postagens você gostou.
- Sua história de interação com alguém: Isso nos dá uma ideia de como você geralmente está interessado em ver as postagens de uma pessoa em particular. Um exemplo é se vocês comentam ou não as postagens uns dos outros.
O Instagram irá então prever como você pode interagir com uma postagem, como comentar ou curtir. “Quanto mais provável você tomar uma ação, e quanto mais pesarmos essa ação, mais alto você verá o poste”, disse Mosseri.
Mosseri também abordou como as pessoas acusam o serviço de silenciar ou “banir as sombras” dos usuários e disse que a empresa fará um trabalho melhor ao explicar por que o conteúdo é removido. “Estamos desenvolvendo notificações no aplicativo melhores para que as pessoas saibam na hora porque, por exemplo, sua postagem foi removida, e explorando maneiras de informar as pessoas quando o que postam vai contra nossas Diretrizes de Recomendações”, disse Mosseri. O Instagram terá “mais para compartilhar em breve” sobre essas atualizações.
A postagem do blog também detalha os sinais que a empresa usa para mostrar o conteúdo na guia Explorar e nos Reels (serviço de vídeo semelhante ao TikTok do Instagram) – que, notavelmente, mostram principalmente o conteúdo de contas que você não segue. A explicação de Mosseri atinge o sucesso no momento em que o Instagram está lançando seu evento Creator Week, projetado para ajudar os criadores a construir suas marcas na plataforma.
Texto traduzido do portal The Verge: https://www.theverge.com/2021/6/8/22524332/instagram-how-it-works-blog-post-adam-mosseri-shadowban