Quando foi lançado, em 2016, os Stories do Instagram, ele não tinha todas as funcionalidades atuais e as pessoas não imaginavam o alcance enorme que ele teria nos próximos anos.
Hoje é possível personalizar os conteúdos postados com músicas, menções a outras contas, adesivos, links, entre outros.
Mas o Instagram está sempre inovando e implementando novos recursos aos Stories, um dos mais recentes sendo a possibilidade da criação de vídeos com até 60 segundos de duração.
A funcionalidade começou a ser disponibilizada em novembro para alguns usuários da rede social, com o intuito de permitir que as pessoas criem e visualizem conteúdos com menos interrupções.
Além disso, com vídeos maiores, o Instagram pode competir com outras redes concorrentes, como o TikTok, que permite gravações de até 3 minutos. Essa mudança recente representa o caminho que a plataforma está seguindo para se tornar cada vez mais focada em vídeos.
Segundo uma pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media, o consumo de vídeos no Brasil está acima da média mundial, com 80% dos brasileiros assistindo vídeos online gratuitos com frequência, enquanto o consumo nos demais países gira em torno de 65% da população. A cultura dos vídeos tem crescido em larga escala e o poder dessa ferramenta tem dominado o mundo da comunicação.