Skip to main content

O Instagram adicionou novas ferramentas que incluem a opção de definir limites de tempo diários entre 15 minutos e 2 horas, após o que uma tela preta aparece no aplicativo. Os pais também podem agendar intervalos e ver todas as contas que seus filhos relatam e por que o fizeram.

Além disso, a gigante da tecnologia está lançando um painel pai em todos os headsets de realidade virtual Quest em todo o mundo. Os pais agora podem convidar seus filhos para ativar as ferramentas de supervisão – anteriormente, elas só podiam ser iniciadas pelo jovem.

Os novos controles de RV incluem aprovação de compra, bloqueio de aplicativos e a opção de visualizar as listas de amigos de seus filhos. Outro recurso do Instagram que está sendo testado é uma ferramenta de “empurrão” que leva os adolescentes a procurar assuntos diferentes, se estiverem procurando repetidamente a mesma coisa.

As ferramentas do Instagram foram introduzidas nos EUA em março.

Ansiedade e depressão

O Instagram é oficialmente para jovens com 13 anos ou mais, e Meta diz que seu conteúdo Oculus VR também é projetado para adolescentes e acima – embora existam crianças mais novas usando as duas plataformas. Em 2021, o Instagram interrompeu os planos de criar uma plataforma do Instagram para crianças com menos de 13 anos, após uma reação negativa.

Também no ano passado, o Wall Street Journal informou que a Meta – que possui o Facebook e o WhatsApp, além do Instagram – realizou algumas pesquisas que descobriram que os adolescentes culpavam o Instagram pelo aumento dos sentimentos de ansiedade e depressão – e depois manteve o estudo em segredo.

O Instagram disse que a história se concentrou “em um conjunto limitado de descobertas” e colocou a empresa “em uma luz negativa”. Em 2017, Molly Russell, de 14 anos, se matou depois de ver conteúdo de automutilação e suicídio na plataforma.

Em uma revisão pré-inquérito em fevereiro de 2021, o legista soube que ela havia usado sua conta do Instagram mais de 120 vezes por dia nos últimos seis meses de sua vida. Em um comunicado, o Instagram disse que “não permite conteúdo que promova ou glorifique automutilação ou suicídio e removerá conteúdo desse tipo“.

O Instagram lançará essa ferramenta no Brasil?

O Instagram não divulgou informações sobre a expansão da ferramenta no resto do mundo. Ainda assim, levando em consideração que o cuidado do conteúdo que é transmitido a menores de idade nas redes é um tema debatido, inclusive no Brasil, deve ser apenas questão de tempo até essa ferramenta e semelhantes terem proporção global.

Essa matéria é uma tradução da escrita para o site BBC News.

Quer saber mais? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!