Skip to main content

Em comemoração aos 30 anos de fundação, o Instituto Ayrton Senna acaba de lançar uma campanha de celebração narrada por Galvão Bueno, jornalista e amigo de longa data do piloto. O filme destaca o legado deixado pelo tricampeão de Fórmula 1, cuja paixão pelo Brasil e vontade de transformar a realidade do país inspiraram a criação do Instituto, fundado em novembro de 1994 pela família do piloto.

A amizade entre Ayrton Senna e Galvão Bueno foi marcada por histórias e vitórias, mas também por um desejo profundo de Senna em ajudar o próximo. Dois meses antes de sua morte, Senna revelou à irmã, Viviane Senna, o desejo de fundar uma organização para oferecer mais oportunidades a crianças e jovens brasileiros.

Ao longo de três décadas, o Instituto Ayrton Senna se tornou um centro educacional, promovendo mudanças significativas por meio de pesquisa e inovação, mobilização e advocacy, e disseminação de projetos em larga escala. Entre eles, estão iniciativas voltadas para a alfabetização, melhoria dos níveis de aprendizagem e desenvolvimento de soft skills como resiliência, foco, empatia e criatividade. Com mais de 36 milhões de atendimentos a crianças e jovens em mais de 3 mil cidades brasileiras, o Instituto continua a honrar o legado de Senna dentro e fora das pistas.

“Nossa missão é não só superar obstáculos históricos, como a analfabetização e o combate à evasão escolar, mas também preparar as novas gerações com as habilidades necessárias para viver, conviver e trabalhar com sucesso no século 21”, afirma Viviane Senna, presidente do Instituto.

Um ano de celebrações

Como parte das homenagens pelos 30 anos do legado de Ayrton Senna, a Sid Special Paint também homenageia o piloto com o lançamento de um capacete folheado a ouro, item exclusivo para fãs e colecionadores. Serão produzidas apenas 41 unidades, todas numeradas e acompanhadas de certificado de autenticidade, em referência às 41 vitórias do piloto. Cada capacete virá com um expositor e um quadro de Senna assinado pelo artista Ricardo Barbour, ambos produzidos com madeira de lei canela e detalhes folheados a ouro, incluindo logos e números de série.

“Um dia, o Ayrton entrou no estúdio e pediu para chamar o Sid, meu pai. Quando ele veio, começamos a atendê-lo, fechamos um acordo e fizemos os dois primeiros layouts, que ele usou por um tempo e parou. Então, em 1979, quando ele foi para o Mundial de Kart, é que criamos a pintura que ele usou até o fim da carreira. A gente não sabia, mas estávamos criando a identidade do capacete mais famoso do mundo”, lembra Alan Mosca, filho do lendário Sid Mosca, conhecido também como “mestre dos capacetes”, ao descrever o momento em que seu pai e ele encontraram com Senna e criaram a identidade visual do item que seria o símbolo da garra, amor e determinação do tricampeão de Fórmula 1.

Instituto Ayrton Senna celebra 30 anos com campanha e capacete comemorativo

Capacete virá com expositor, quadro de Senna e certificado de autenticidade. (Foto: Divulgação/Sid Special Paint)

O kit comemorativo, planejado pela família Mosca em parceria com a Senna Brands, reflete a grandeza do legado de Senna. A ideia de trabalhar com ouro surgiu do simbolismo da data. Durante uma visita à família Mosca, Barbour, recém-licenciado pela Senna Brands, os presenteou com um quadro e sugeriu a criação de uma obra comemorativa em ouro. Esse encontro de ideias resultou no conceito do capacete acompanhado de um expositor e uma obra de arte.

“O capacete do piloto é sua identidade dentro do carro, a maneira como ele é reconhecido nas pistas. O capacete do Ayrton é nosso principal ícone, simboliza a força de um legado atemporal que inspira pessoas das mais variadas idades em todo o mundo. O lançamento desta peça comemorativa com os amigos da Sid Special Paint é um momento especial para a marca Senna, porque reflete 45 anos de uma parceria genuína e vitoriosa”, destaca Thiago Fernandes, COO da Senna Brands, empresa criada pela família do tricampeão para gerenciar as marcas vinculadas ao piloto.

 

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn.
#ADDSomethingNew #ADNewsOficial #ADGroupBR