Skip to main content

Outubro começou, e junto com ele, chega também uma causa muito importante: o Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Pensando nisso, o Instituto Quimioterapia e Beleza (IQeB) promove a Pedalada e Caminhada Rosahá sete anos, evento que incentiva a prática de atividades físicas, um dos hábitos saudáveis mais importantes na prevenção deste e de outros tipos de câncer, além de outras doenças. Neste ano, o evento ocorre no próximo domingo (8), com percurso total de 5,5 km na ciclovia da Avenida Paulista, em São Paulo (SP).

A Pedalada e Caminhada Rosa do IQeB surgiu de uma ação rotineira. Flávia Flores, fundadora do IQeB, e Deborah Duarte, presidente do Instituto, sempre caminhavam ou pedalavam na famosa avenida aos domingos, e assim, pensaram em organizar uma atividade para o IQeB em que pudessem chamar as pessoas para participar.

“Com o projeto do Instituto, a gente decidiu fazer alguma atividade e chamar as pessoas para participar com a gente. Então a primeira pedalada, nós mandamos fazer as camisetas, as bags, colocamos no carrinho de mercado do prédio e fomos para a esquina da Paulista”, conta Deborah.

Com algumas pessoas já convidadas, elas receberam bastante apoio dos lojistas. De primeira, produziram 100 camisetas e tiveram muita adesão, pois cada pessoa chamou um amigo ou familiar para acompanhar o passeio. Dessa forma, surgiu esse evento de propósito tão bonito, que foi tomando forma ao longo dos anos, com a ideia de sempre trazer a atividade física como chave na prevenção do câncer, estimulando a atividade de caminhar ou pedalar dentro do que é proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS), além do acolhimento e diversão.

Este ano, o evento contará com tendas de beleza com makes rápidas e divertidas, brindes e muitas outras ativações em parceria com grandes marcas. Em destaque, Monange disponibilizou massagistas para um momento relaxcom creme da marca e distribuirá viseiras e amostras do produto, com dicas de como massagear as mamas para descobrir nódulos, e Vivara vai sortear joias. Salomão Zoppi, do grupo Dasa, Dzarm, Chubb, Prefeitura e Câmara Municipal de São Paulo, e a Dra. Sandra Tadeu também estarão presentes na ação.

Nesta sétima edição, 1 mil pessoas são esperadas no evento e todos podem participar, incluindo crianças, pets e adultos de todas as idades. Com praticamente todos os kits vendidos, a arrecadação é destinada para projetos do IQeB, especialmente para o Banco de Lenços, onde os lenços arrecadados são doados para pacientes de todo Brasil pelo correio.

“A paciente recebe uma caixinha rosa com uma mensagem de acolhimento, é mais um gesto de carinho. Os lenços doados passam por uma triagem, são higienizados, embalados, e além de serem entregues nas casas das pacientes, também entregamos em hospitais e clínicas”, explica a presidente do IQeB.

Atualmente, mais de 100 empresas e shoppings brasileiros apoiam a causa e contam com uma caixa para recolher lenços. O único compromisso é entregar essa arrecadação na sede do Instituto Quimioterapia e Beleza, que fica na capital paulista. No site do IQeB também é possível doar o valor equivalente a um lenço, que é de R$30.

Instituto Quimioterapia e Beleza realiza 7ª Pedalada e Caminhada Rosa em SP

Pedalada e caminhada são destinadas a todos os públicos, incluindo crianças e pets. (Foto: Divulgação/IQeB)

Outubro Rosa

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. No Brasil, foram estimados mais de 73,6 mil novos casos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. É uma preocupação global, e ações como a Pedalada e Caminhada Rosa do IQeB são um esforço coletivo para a conscientização e prevenção da doença.

O diagnóstico precoce é crucial e aumenta significativamente as chances de cura. Manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas regularmente, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo, além de realizar exames preventivos anualmente, são as principais recomendações de prevenção.

Instituto Quimioterapia e Beleza realiza 7ª Pedalada e Caminhada Rosa em SP

Evento incentiva a prática constante de atividade física como prevenção ao câncer de mama e outras doenças. (Foto: Divulgação/IQeB)

Envolvimento das marcas além da aparência

Nos bastidores do mundo dos negócios, o relacionamento de projetos sociais e organizações do terceiro setor com as marcas pode ser bem difícil. As empresas estão cada vez mais engajadas e assumindo posicionamentos relacionados à diversas campanhas como o Outubro Rosa, especialmente por conta da popularização da agenda ESG. Porém, existem dois lados que devem ser considerados.

Algumas marcas realmente abraçam a causa, são verdadeiramente conscientes, trazem os movimentos para dentro da organização e estão preocupadas com os colaboradores. Por outro lado, existem aquelas que só querem usar os movimentos para “passar uma boa imagem”, mas na verdade, não praticam os conceitos no dia a dia.

É importante que marcas e empresas estejam dispostas a fazer a diferença, abraçar causas e praticá-las dentro da organização, além de criar formas de conscientizar seus consumidores sobre determinado tema ou problema. Uma pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS) indica que 95% dos brasileiros dão prioridade para produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis e 64% já deixaram de consumir uma marca ao saber que a empresa ou seus funcionários não tiveram um comportamento ético.

Tem marcas que são fiéis com a gente, até fora das campanhas maiores, estão sempre ali para ajudar. Mas, sempre tem as oportunistas, que ainda são maioria, mas a luta dos projetos é grande. Marcas conscientes são aquelas que levam os movimentos para dentro da sua organização, oferecem exames, plano de saúde, entre outros benefícios que realmente contribuam com a causa. Esse ano, temos empresas que são realmente parceiras no evento, não estão fazendo marketing social. Realmente estão preocupadas em cuidar da saúde dos colaboradores, ressalta Deborah.

Serviço
7ª Pedalada e Caminhada Rosa
???? 08 de outubro de 2023
???? a partir das 8h
???? Praça Marechal Cordeiro de Farias | Av. Paulista com Av. Angélica – São Paulo (SP)
????️ Faça sua inscrição no site oficial do evento

* Com supervisão de Jéssica Bitencourt

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????