No dia 11 de janeiro de 2025, data que marca os 40 anos da abertura dos portões do primeiro Rock in Rio, estreia na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, o espetáculo ‘Rock in Rio 40 Anos – O Musical’. A superprodução, dirigida por Charles Möeller e Claudio Botelho, celebra a história de um dos maiores festivais de música do mundo e o legado de seu idealizador, Roberto Medina.
Com patrocínio master da Ipiranga, parceira de mais de dez edições do festival, o musical vai além do entretenimento. A empresa está financiando ações sociais associadas ao espetáculo, beneficiando cerca de 4 mil pessoas com oficinas, workshops e distribuição de ingressos. Jovens da Escola de Música da Rocinha, projeto apoiado pela Ipiranga, estão entre os contemplados.
“A Ipiranga e o Rock in Rio têm uma história incrível juntos. É uma grande alegria patrocinar um projeto tão especial, que não apenas celebra a música e a cultura brasileira, mas também reforça o nosso compromisso como parceiro de jornada em todos os momentos. A música e a educação, juntas, podem causar um impacto positivo e fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, afirma Bárbara Miranda, vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Ipiranga.
O musical resgata os bastidores da criação do festival em 1984, quando Medina e sua equipe enfrentaram inúmeros desafios para realizar um evento de proporções gigantescas em um país fora do circuito internacional de grandes shows. O terreno pantanoso em Jacarepaguá, escolhido para abrigar a primeira “Cidade do Rock”, é um dos elementos marcantes da narrativa.
“Não vamos contar o que se passou nos palcos, isso já está documentado. O nosso musical vai justamente olhar para o backstage, para as pessoas que abdicam de suas vidas e suas famílias por meses para fazer o evento acontecer”, explica Charles Möeller, que também assina o texto do espetáculo.
O elenco reúne 30 atores, incluindo Rodrigo Pandolfo, Malu Rodrigues, Beto Sargentelli, Bel Kutner, André Dias, Gottsha e Bruno Narchi, acompanhados por uma banda ao vivo com nove músicos liderados pelo maestro Marcelo Castro. A trilha sonora, com supervisão de Zé Ricardo, combina sucessos internacionais como “We Will Rock You” (Queen) e “Firework” (Katy Perry) a clássicos brasileiros como “Alagados” (Paralamas do Sucesso) e “A Queda” (Gloria Groove).
O espetáculo estreia no mesmo dia em que, há 40 anos, o Rock in Rio começou a transformar o cenário cultural do Brasil, se tornando um marco histórico do entretenimento nacional e global. ‘Rock in Rio 40 Anos – O Musical’ é apresentado pela Ipiranga, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.