Skip to main content

No dia 11 de janeiro de 2025, data que marca os 40 anos da abertura dos portões do primeiro Rock in Rio, estreia na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, o espetáculo ‘Rock in Rio 40 Anos – O Musical’. A superprodução, dirigida por Charles Möeller e Claudio Botelho, celebra a história de um dos maiores festivais de música do mundo e o legado de seu idealizador, Roberto Medina.

Com patrocínio master da Ipiranga, parceira de mais de dez edições do festival, o musical vai além do entretenimento. A empresa está financiando ações sociais associadas ao espetáculo, beneficiando cerca de 4 mil pessoas com oficinas, workshops e distribuição de ingressos. Jovens da Escola de Música da Rocinha, projeto apoiado pela Ipiranga, estão entre os contemplados.

“A Ipiranga e o Rock in Rio têm uma história incrível juntos. É uma grande alegria patrocinar um projeto tão especial, que não apenas celebra a música e a cultura brasileira, mas também reforça o nosso compromisso como parceiro de jornada em todos os momentos. A música e a educação, juntas, podem causar um impacto positivo e fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, afirma Bárbara Miranda, vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Ipiranga.

O musical resgata os bastidores da criação do festival em 1984, quando Medina e sua equipe enfrentaram inúmeros desafios para realizar um evento de proporções gigantescas em um país fora do circuito internacional de grandes shows. O terreno pantanoso em Jacarepaguá, escolhido para abrigar a primeira “Cidade do Rock”, é um dos elementos marcantes da narrativa.

“Não vamos contar o que se passou nos palcos, isso já está documentado. O nosso musical vai justamente olhar para o backstage, para as pessoas que abdicam de suas vidas e suas famílias por meses para fazer o evento acontecer”, explica Charles Möeller, que também assina o texto do espetáculo.

O elenco reúne 30 atores, incluindo Rodrigo Pandolfo, Malu Rodrigues, Beto Sargentelli, Bel Kutner, André Dias, Gottsha e Bruno Narchi, acompanhados por uma banda ao vivo com nove músicos liderados pelo maestro Marcelo Castro. A trilha sonora, com supervisão de Zé Ricardo, combina sucessos internacionais como “We Will Rock You” (Queen) e “Firework” (Katy Perry) a clássicos brasileiros como “Alagados” (Paralamas do Sucesso) e “A Queda” (Gloria Groove).

O espetáculo estreia no mesmo dia em que, há 40 anos, o Rock in Rio começou a transformar o cenário cultural do Brasil, se tornando um marco histórico do entretenimento nacional e global. ‘Rock in Rio 40 Anos – O Musical’ é apresentado pela Ipiranga, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.