Skip to main content

Nesta segunda (26), Justin Bieber postou uma foto no Instagram, em que usa dreadlocks, tradicionalmente conectados à cultura e identidades dos negros. Em poucos minutos, vários comentários dizendo “como assim?” e outros que alertavam o cantor sobre a problemática em torno de seu penteado. Um dos internautas, @adiaroe, fez um comentário que gerou repercussão por criticar a atitude de Bieber.

“Eu absolutamente te adoro! Mas é MUITO MUITO importante que você entenda porque dreads não são algo que você deveria fazer como um homem branco cis com privilégios incríveis. Para realmente trabalhar pela justiça racial e anti-racismo, seria de se esperar que você tivesse aprendido isso. Dreads têm uma história pesada para a comunidade AFRICANA que era escrava da América. Fomos punidos e torturados por nossos temores, e ainda somos até hoje. Então, ver você usá-los é um tapa na cara. Especialmente depois daquele álbum. Por favor, dedique um tempo para se educar mais, e TODOS OS DIAS, porque agora ficamos pensando que você estava apenas dizendo isso …
Por favor. Por favor. Eu ficaria muito disposto a conversar com você sobre tudo isso. É muito importante que você use sua plataforma para realmente fazer essa mudança. Eu sei que você sabe disso. E você não é uma pessoa ruim Justin! EM TUDO- e a escolha de fazer esses dreads DEVE ser encarada com responsabilidade. Eu amo Você”

Em outra publicação, @olabeeisi comenta: “você não disse que estava se educando sobre a cultura negra então o que é essa tolice?”

No entanto, outros internautas saíram em defesa de Justin, afirmando que o penteado não tem relação nenhuma com apropriação cultural. A conta de @iamleviaot disparou: “Os verdadeiros ignorantes são as pessoas chamando isso de apropriação cultural quando é apenas um penteado”

Polêmicas

Em 2014, Justin Bieber se envolveu em uma polêmica após um vídeo em que ele faz “piadas” racistas. No vídeo, divulgado pelo TMZ, Bieber fala a “N” word, que é considerada extremamente ofensiva às pessoas negras. No entanto, de acordo com site que postou o material, Justin tinha 15 anos na época e ainda não era conhecido mundialmente.

Leave a Reply