Skip to main content

Um dos rappers mais famosos do mundo, Kanye West (recentemente chamado de Ye), lançou seu álbum tão aguardado: Donda 2. Mas há um diferencial… Ele não será disponibilizado na Apple Music, Spotify, YouTube ou outras plataformas convencionais.

Acontece que Ye lançou no ano passado um aparelho que funciona como uma espécie de MP3, chamado Stem Player, e seu novo lançamento só estará disponível lá. De acordo com Ye, a medida é uma forma de protesto aos abusos que grandes plataformas cometem com os artistas, retornando apenas 12% do que a indústria ganha.

Kanye West lança álbum que só tocará em espécie de MP3 - ADNEWS
Imagem: Reprodução/Stem Player

Essa insatisfação também foi pontuada por outros cantores como Taylor Swift, que começou a trabalhar nas regravações de seus álbuns com o objetivo de conseguir uma melhor comercialização.

“Alguns dizem que sou o único capaz de fazer essa mudança. Como o principal inovador na música nos últimos 20 anos, coloco meu próprio trabalho para mudar isso. Venci por não ter medo. Vencemos porque temos apoiadores que investiram dinheiro difícil de ser conquistado na minha visão de liberdade”, afirmou Kanye West.

Desde o anúncio, o Stem Player já vendeu 8 mil unidades, gerando aproximadamente U$2 milhões de dólares. O aparelho também possui um recurso de remixagem simplificada.

Para provar o sucesso de Donda, lançado no ano passado, o álbum foi o segundo maior do Spotify e atingiu 100 milhões de reproduções em apenas um dia!

Leave a Reply