Uma série de ações, que incluem a campanha “Harmonize com Johnnie Walker”, criada pela agência AlmapBBDO,

Keep Walking pela equidade com Johnnie Walker

Invisibilizado historicamente, consumo de whisky por mulheres chega a 31% do total no Brasil; marca convida para equidade com o lançamento da campanha “Harmonize com Johnnie Walker”

Harmonizar. Essa é a proposta de Johnnie Walker, marca de whisky da Diageo, para março, o mês da mulher. Uma série de ações, que incluem a campanha “Harmonize com Johnnie Walker”, criada pela agência AlmapBBDO, além de conversas e iniciativas práticas em prol da equidade, encabeçadas pelo hub [ EM BRANCO ], fazem parte da comunicação da marca.

“A imagem do whisky sempre esteve associada a homens. Mas sabemos que, hoje, do total de consumidores de whisky, 31% são mulheres. Queremos desconstruir mais esse estereótipo e mostrar a pluralidade e versatilidade do destilado em todos os sentidos. O mês que abriga o Dia Internacional da Mulher é um ótimo momento para colocarmos esse assunto na pauta, falarmos sobre a harmonização do feminino e masculino, em busca de equidade em todas as dimensões. Ainda temos muito keep walking pela equidade”, diz Juliana Ballarin, Head de Marketing do portfólio de Scotch da Diageo.

Com estreia no ambiente digital a campanha traz a música Super Homem, de Gilberto Gil, regravada pelo dueto Gab Ferruz e Tibí. Um videoclipe dessa releitura dá vida ao conceito criado pela AlmapBBDO: “Harmonizar sua dose feminina e masculina é poderoso”. A curadoria dos intérpretes e a viabilização do uso da canção para a campanha ficaram sob a responsabilidade da SUBA, empresa de conteúdo com foco em influência.

A música – que ressalta a importância da mulher – reforça a ideia da campanha de buscar a equidade, romper com o apego a rótulos e resgatar o equilíbrio entre as sensações comuns a todos, além de desmistificar a máxima de que whisky é para homens. Tudo isso inspirado no conceito da psicologia que fala sobre o lado feminino e lado masculino presente em cada um de nós.

Johnnie Walker retrata isso por meio da harmonização, ato tão comum no universo do whisky. Afinal, a marca é plural. “Unimos nessa campanha universos em que a harmonização pode acontecer de um jeito perfeito. Música, whisky e, principalmente, a sociedade. E essa música é poderosa. Ela fala da harmonização entre o feminino e o masculino com delicadeza e força nas palavras. Uma homenagem às mulheres, mas que ao mesmo tempo traz uma reflexão sobre caminharmos juntos.”, comenta Michelle Gorodski, redatora da AlmapBBDO. Confira vídeo:

Conversas nas redes sociais

Nas redes sociais, a ação será amplificada por meio do time criativo da marca – Astrid Fontenelle, Djamila Ribeiro, DJ Alok, Dan Ferreira e João Vicente – que irá compartilhar o videoclipe e chamar o público para a conversa sobre a equidade de gênero. Haverá ainda um lançamento inédito da campanha com um live talk sobre o feminismo, aberto ao público, realizado nos perfis de Djamila Ribeiro e do DJ Alok, no Instagram.

No decorrer do mês, Johnnie Walker também vai propor diversas conversas que envolvam o tema harmonização. “Nosso time de influenciadores vai promover esse diálogo com suas audiências e, também, trocar entre si. É fundamental que a gente aprenda o que ainda precisa quando o assunto é equidade para que possamos rapidamente transformar o que ainda precisa ser transformado”, explica Luciana Branco, à frente do hub [ EM BRANCO ], escritório de relações públicas da marca.

As conversas serão realizadas no Instagram dos perfis do time criativo de Johnnie Walker e também serão levadas para os perfis da marca por meio de conteúdo cocriado com os influenciadores no Twitter e no Instagram. No YouTube, uma série de três episódios produzida pela Trace Brasil – canal especializado em cultura afrourbana – mostrará como a harmonização é parte importante na história de mulheres negras que estão mudando o mundo ao seu redor.

#KeepWalking #HarmonizeSuaDose

Incentivo à Equidade de Gênero no mercado de trabalho

No site The Bar – e-commerce da Diageo, durante o mês de março, Johnnie Walker estará com uma ação especial: quem comprar produtos da marca, ganha copos temáticos exclusivos e o livro “Quem tem medo do feminismo negro?”, de Djamila Ribeiro. Parte do lucro da venda será doado para a Casa Preta Hub, a fim de incentivar o empreendedorismo negro, causa na qual a instituição fundada por Adriana Barbosa atua há 20 anos. A ação vai possibilitar a capacitação de mulheres – via Preta Hub – por meio do curso de formação para bartenders do projeto Learning For Life do Instituto Diageo.

“Vamos oferecer a oportunidade para a formação de bartenders mulheres e trazer um pouco mais da dose feminina para esse segmento”, conta João Victor Guedes, Head de Johnnie Walker da Diageo. Segundo dados do Caged – Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados, no ano da pandemia o Brasil gerou em torno de 142 mil vagas com carteira assinada; quando se considera os empregos para mulheres, houve um fechamento de 87mil vagas.

Ficha Técnica

Agência: AlmapBBDO

Anunciante: Diageo

Produto: Johnnie Walker

Campanha: Dia das Mulheres

CCO: Luiz Sanches

Diretor de criação executivo: Marcelo Nogueira

Diretor de criação: Fernando Duarte, Henrique Del Lama

Criação: Carlos Yanke e Michelle Gorodski

Produção audiovisual: Vera Jacinto, Diego Villas Bôas, Aline Silva

Artbuyer: Tereza Setti e Stephanie Biekarck

Fotógrafa: Mariana Valverde

Beauty artist: Camila Anac

Stylist: Maika Mano

Atendimento: Maysa Oliveira, Isabela Crestana, Patricia Nunes

Planejamento: Joao Gabriel Fernandes, Mariana Corradi, Janaina Agostini

Mídia: Brian Crotty, Daniel Ribeiro, Kristin Hendrickson, Fernanda Martins, Steffanie Nuvens, Barbara Roque, Bruno Miracco

Conteúdo: Chris Mello, Eduardo Nasi, Gisele Giardelli

RTV: Vera Jacinto, Diego Villas Boas, Aline Silva

Produtora de imagem: SquarePixel

Produção Executiva: Marcelo Vidal / Aramis Barros / Raphael Dias

DIREÇÃO: 2VILÃO (Mari e Peri)

Assistente de Direção: Luiza Viglio

Direção de Produção: Miri Balen / Sabrina Peixoto

Diretor de Fotografia: Raphael Medeiros

Assistente de Câmera: Luiz Caetano

Logger/ Streamer: Joey do Nascimento Silva

Gaffer : Rodrigo Graf

1º Ass Elétrica: Daniel Berg

Stylist: Gabi Clark

Camareira: Cris dos Anjos

Maquiadora: Ingrid Duarte

Edição: Hugo Freitas

Motion graphics: Lucas Vianna

Colorização: André Tavares

Coordenação e atendimento: Gabriela Fragoso

Produtora de Som: Satelite Audio

Direção e Produção Musical: Kito Siqueira, Roberto Coelho, Hurso Ambrifi e Thiago Colli

Atendimento: Larissa Sarkis e Carol Araújo

Produção Musical: Mike Vlcek, Charly Coombes, Koitty e Helton Oliveira.

Finalização: Carla Córnea, Pedro Macedo, Ian Sierra, Renan Marques e Vithor Moraes.

Coordenação de produção: Ana Cordeiro, Larissa Costa e Débora Mello.

Música: SUPERHOMEM – A CANÇÃO (Gilberto Gil) © Gege Edições Musicais

Cantores: Gab Ferruz e Tibí

Agência de Influência: Suba

Aprovação cliente: Paula Costa, Juliana Ballarin, Joao Victor dos Santos e Ana Helena Esteves

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Post anterior
Wild Rift

Wild Rift: Riot anuncia data de lançamento do beta aberto no Brasil

Próximo post
Enext e Google

Enext e Google firmam parceria para potencializar e-commerce apps

Posts Relacionados