Skip to main content

O japonês Kentaro Miura, autor da famosa série de mangá “Berserk”, morreu recentemente aos 54 anos, anunciou nesta quinta-feira (20) a equipe da revista Young Animal, que publica a obra medieval-fantástica há mais de 30 anos.

Kentaro Miura “faleceu em 6 de maio vítima de uma dissecção da aorta”, anunciou no Twitter a revista da editora japonesa Hakusensha, que apresentou condolências e expressou o “imenso respeito e gratidão”. Veja abaixo:

Kentaro Miura foi homenageado em 2002 por “Berserk” no prestigioso prêmio cultural japonês Osamu Tezuka.

A Dark Horse Comics, editora de quadrinhos americana, responsável pela distribuição de alguns dos trabalhos do artista, lamentou a morte de Miura e o descreveu como um mestre da arte e contador de histórias.

Saiba mais sobre Berserk

Berserk (ベルセルク Beruseruku) é uma série de mangá escrita e ilustrada por Kentaro Miura. Situado em um mundo de fantasia sombria inspirado na Europa medieval, a história gira em torno do solitário Guts, um ex-mercenário e agora um espadachim amaldiçoado e forçado a vagar sem descanso para sobreviver e buscar vingança, e Griffith, o líder de um bando de mercenários chamado de “Bando do Falcão”. Temas de isolamentotraição, a ilusão do livre-arbítrioautopreservação, e a questão de se a humanidade é fundamentalmente boa ou má permeiam a história, explorando o melhor e o pior lado da natureza humana.

Miura estreou um one-shot de Berserk em 1988. A série atual começou a ter os seus capítulos publicados no ano seguinte na agora extinta revista Monthly Animal House, que foi substituída em 1992 pela revista semestral Young Animal, onde Berserk continua a ser serializado intermitentemente. Caso tenha interesse em comprar, aqui tem um link da Amazon!

O primeiro anime de Berserk estreou em 1997. Imagem: reprodução

Qual é a ordem para assistir aos animes de Berserk?

Primeiro anime (1997-1998)

Dirigido por Naohito Takahashi e produzido pelo estúdio OLM e transmitido pela Nippon Television, o anime que é a adaptação para a TV do mangá intitulado Berserk: Kenpū Denki, foi ao ar entre 7 de outubro de 1997 à 31 de março de 1998 e teve um total de 25 episódios. A série começa adaptando o arco “Espadachim Negro”, e depois o arco “Era de Ouro”. Embora a história do mangá permanece em grande parte intacto, muitas mudanças foram feitas na adaptação. Porém, todas as mudanças foram feitas com aprovação do criador da série, Kentaro Miura.

Série de filmes (2012-2013)

Em setembro de 2010, foi anunciado um novo projeto de anime, que mais tarde revelou ser uma trilogia de filmes. Os dois primeiros filmes, foram, Berserk Ōgon Jidai-Hen I: Haō no Tamago, lançado no Japão em 4 de fevereiro de 2012. Berserk Ōgon Jidai-Hen II: Doldrey Kōryaku, lançado em 23 de junho de 2012, e Berserk Ōgon Jidai-Hen III: Kōrin foi o terceiro e último filme que foi lançado em 1 de fevereiro de 2013.[8][9]

Segunda série (2016-2017)

A revista japonesa Young Animal anunciou em 21 de dezembro de 2015 uma segunda adaptação em uma série de anime do mangá de Berserk, chamado apenas de Berserk, o primeiro teaser do novo anime foi exibido em um evento do Comiket de inverno na estande da NBC Universal no mesmo mês. A nova série usou CGI em vez do estilo de animação tradicional usada na série anterior. Um segundo teaser foi lançado em março de 2016. Um vídeo teaser foi transmitido no site da série, no início de junho de 2016.

O autor original do mangá Kentaro Miura foi o supervisor executivo do anime. A série foi dirigida por Shin Itagaki e escrita por Makoto Fukami e Takashi Yamashita. O design dos personagens foram feitos por Hisashi Abe. O estúdio de animação Liden Films produziu a série com a colaboração dos estúdios GEMBA e Millepensee. Shirō Sagisu retornou da trilogia de filmes para compor a trilha sonora da série, enquanto Susumu Hirasawa, que compôs a trilha sonora da primeira série e a trilogia de filmes, voltou para produzir a música de inserção da série, chamada de “Hai yo”. A música tema de abertura do anime “Inferno” teve a performance da banda 9mm Parabellum Bullet, enquanto a música tema de encerramento, Meimoku no Kanata, teve a performance da cantora Nagi Yanagi. No Brasil, a série foi na Crunchyroll. 

Confira teaser do Berserk:

Leave a Reply