Skip to main content

O programa de capacitação Meu Negócio é Meu País, de Kuat, marca que pertence ao portfólio da Coca-Cola, incentiva mulheres no ramo alimentício em parceria com a Aliança Empreendedora. A primeira edição do projeto, realizada em Salvador (BH), proporcionou às participantes a oportunidade de aprimorar suas habilidades com treinamento, assessoria e incentivo financeiro.

O programa foi responsável por capacitar 531 mulheres empreendedoras, sendo que dessas, 85% desenvolveu e aprimorou sua gestão financeira por meio de cursos gratuitos via WhatsApp, enquanto 79% formalizaram o próprio negócio.

Entre as beneficiadas estão Daiana Ramos, dona do Gastronomia ao Luar, e Verônica Dourado, proprietária do foodtruck ‘ôh, Farafeiro!’. Ambas comentam sobre o quanto o projeto foi de suma importância para a capacitação e a gerência dos negócios.

“O projeto foi de muita ajuda, pois estou renascendo depois da pandemia”, comenta Daiana. Enquanto isso, o estabelecimento de Verônica teve um crescimento de 500%.

O sucesso da primeira edição motivou a expansão do programa. Agora, em sua segunda edição, o Meu Negócio é Meu País está caminhando para outros lugares, como Pernambuco, impulsionando empreendedoras no setor de alimentação em Caruaru e municípios do agreste pernambucano.

O programa também proporcionou um aprendizado valioso: cerca de 90% das participantes afirmaram que o projeto contribuiu nos seus conhecimentos sobre análise de custos e estimação preços.

Rumo ao progresso

Em Salvador, as empreendedoras não apenas receberam capacitação online, mas também tiveram a oportunidade de enfrentar desafios e gravar apresentações. As 30 melhores apresentações receberam um incentivo de R$ 3 mil para serem investidos no negócios, além de um processo de aceleração com encontros individuais e coletivos. Neste mês de setembro, essas empreendedoras vão se reunir na capital baiana, em um evento organizado por Kuat, onde poderão se conectar por meio de suas experiências e conhecimentos.

Queremos acompanhar de perto como elas estão evoluindo. Esses encontros são para inspirá-las e incentivar o  network entre elas, para que possam trocar experiências e realmente potencializar seus negócios no longo prazo. Dessa forma, ganham conhecimento e se tornam capazes de gerar sua própria renda de maneira digna e quebrar o ciclo crônico da exclusão social”, explica Katielle Haffner, gerente sênior de Relações Corporativas e ESG da Coca-Cola Brasil.

Empresas em prol do social

Além de Kuat, outras empresas também estão comprometidas com o papel social. É o caso da Natura, por meio do projeto Natura Innovation Challenge, que busca incentivar empreendedoras e startups para transformar o bem-estar físico, mental e emocional das mulheres. A iniciativa da marca de cosméticos evidencia a importância da diversidade empresarial, fornecendo visibilidade para mulheres e negros.

Além do ramo alimentício e de beleza, a área da tecnologia também não fica de fora. O Google oferece um programa de capacitação chamado Cresça com o Google para Mulheres que Querem Empreender, que tem como foco pautar conteúdos importantes e fornecer dicas práticas sobre liderança feminina e finanças para negócios.

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????