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No mês de conscientização sobre o combate ao racismo e exaltação à cultura negra, a adidas, líder global no setor de artigos esportivos, em parceria com o Laboratório Fantasma, reúne os times do Atlético Mineiro, Cruzeiro e Internacional para o lançamento de uma camisa especial que homenageia um dos mais reconhecidos símbolos de resistência da cultura negra: a trança!

Com direção criativa do Laboratório Fantasma, organização afro-empreendedora que nasceu na periferia de São Paulo (SP) com o propósito de transformar a realidade da sociedade, tendo a arte, a cultura e a música como instrumentos de combate às desigualdades, violência e todo tipo de discriminação, a campanha conta com a participação do rapper, cantor e compositor Rael, que realizou a narração do vídeo de lançamento da iniciativa.

A campanha de excelência negra, com a mensagem Trançar Brasil e África, se inspira em diferentes tipos de tranças ao longo de toda a história, representando esses símbolos no design da camisa. Predominantemente na cor creme, os novos mantos possuem desenhos que simbolizam as tranças, misturando elementos em amarelo nas mangas e na parte inferior frontal.

Com o escudo do clube à esquerda e o da adidas à direita, o uniforme do Atlético MG traz mangas com detalhes em preto; o do Cruzeiro, com detalhes em azul; e o do Internacional, com detalhes em vermelho. Na parte central das camisas, o patch amarelo “Da Raiz à Luta” completa o design. As camisas dos três times já estão disponíveis no site da adidas Brasil, nas lojas da marca e nas lojas oficiais dos clubes, tanto no modelo masculino quanto no feminino.

A inferiorização da humanidade e da subjetividade dos corpos negros na sociedade se dá, historicamente, pela violência, sobretudo, da nossa estética. Exaltar a beleza negra a partir da exaltação do nosso Orí e da nossa estética capilar é confrontar o racismo, a eugenia e as tentativas de genocídio que a população negra passou e ainda passa. Essa colaboração com a adidas e com os clubes vem com intuito de evidenciar como as tradições africanas se fazem presentes na nossa sociedade, e por isso, deveriam ser motivo de orgulho, respeito e valorização. Como amante de futebol, é um sonho poder viabilizar essa collab com a adidas, que vai trazer orgulho, consciência e afeto para tantos torcedores e para sociedade brasileira. As marcas têm um papel fundamental nesse diálogo, e é um prazer poder ser parte desse feito, comenta Evandro Fióti, CEO do Laboratório Fantasma.

O Laboratório Fantasma surgiu em 2009, na periferia da Zona Norte da capital paulista, pelas mãos de Emicida e do seu irmão, Evandro Fióti, com o objetivo de gerenciar a carreira do rapper. Desde o começo, eles entenderam que o gerenciamento da trajetória de um artista não era apenas sobre lançar discos e fazer turnês, mas sobre construir uma visão de mundo e criar narrativas que se desenvolvam em torno de um estado de espírito. Foi assim que a empresa expandiu a sua área de atuação.

Além de trabalhar a carreira de artistas como Rael, Drik Barbosa, Dona Jacira, Emicida e Fióti, o Lab. atua como uma plataforma de conteúdo transformador que serve de inspiração para o mercado nacional e internacional. Nesse propósito, vem deixando a sua marca na música, na moda, no audiovisual, na literatura, na sociedade e em todos os projetos aos quais se dedica.

* Foto de capa: Divulgação/Laboratório Fantasma

 

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