Skip to main content

Leega, empresa brasileira de consultoria de tecnologia com mais de 20 anos de experiência, acaba de divulgar o terceiro episódio do Deu Leega, seu videocast mensal voltado a profissionais da área de TI, entusiastas de tecnologia e gestores de negócios.

O tema da vez, desenvolvido em parceria com a AWS, é como as soluções tecnológicas podem contribuir para que as empresas se tornem data-driven. No novo conteúdo, o diretor de Operações da Leega, Arlindo Carlesso e o arquiteto de soluções da Amazon Web Services (AWS), Eneias Moreira discutem as principais formas e metodologias necessárias para iniciar a implementação dessa cultura baseada nos dados, além de desmistificar essa jornada. Arlindo explica:

“Primeiramente, é importante que as empresas ou os responsáveis por determinados setores delas saibam que não precisam ser especialistas ou dominar completamente a jornada de dados para mudar a mentalidade da companhia. No entanto, para que tenham sucesso, é vital que estejam juntos de parceiros competentes, que possam auxiliar estas áreas com conhecimento complementar ao já praticado no ambiente interno.”

A AWS, por exemplo, conta com mais de 200 serviços disponíveis aos clientes, sendo alguns destes mais direcionados para dados e, consequentemente, mais utilizados para as jornadas de dados. Tais serviços devem ser escolhidos de acordo com o segmento de atuação e nível de maturidade de cada empresa.

Carlesso destaca que é extremamente importante contar com profissionais capacitados, que saberão indicar o que é mais adequado para aquele negócio e para aquele momento. “Trabalhando nesse cenário com um modelo eficiente, em pouco tempo de execução, já será possível agregar valor à operação, entendendo as necessidades e encaixando os serviços em cada uma das esferas”.

Para o diretor da Leega, o modelo de atuação nas empresas tem mudado para melhor. Ele afirma:

“Antigamente, se pensava em criar um repositório universal para depois entender como seria usado. Hoje, pensamos primeiro em entender os obstáculos do cliente para depois direcionar as soluções mais adequadas para a resolução desses problemas.”

Eneias Moreira complementa que as mudanças precisam ser gradativas, evitando atropelar passos e processos desse desenvolvimento. Ele ainda completa sobre o tema:

“É uma jornada que deve ser percorrida com calma. A empresa não precisa se tornar cloud-native, por exemplo, logo de primeira, mas ir trabalhando nessa modernização e gerando valor nos seus dados.”

Se antigamente as empresas precisavam gastar tempo, dinheiro e energia em licenciamento, infraestrutura e coleta de informações, hoje é possível encontrar parceiros ou utilizar serviços, até mesmo em formato open-source para suprir e otimizar o tratamento e a manutenção dos dados.

A Leega, inclusive, passou a ser parte do ACE Program da AWS e validada com selo AWS Service Delivery Program, se tornando membro do seleto APN Customer Engagements (ACE) Program da plataforma de nuvem mais adotada no mundo, como parceiro especialista nas soluções Amazon EMR e AWS Lambda. Para mais informações sobre a Leega, visite o site oficial.

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.