Skip to main content

O Linkedln é a principal rede social voltada para o trabalho, mas não é tão simples criar um perfil de destaque na rede. Nesta rede social, é fundamental que seu perfil seja diferente dos demais, caso contrário, seu perfil será só mais um entre milhares de outros. Por exemplo, mais importante do que muitas palavras chaves, são poucas palavras chaves, mas incomuns em relação a outros perfis. Confira abaixo nossa série de dicas sobre como criar o perfil perfeito no LinkedIn e conquistar aquela tão sonhada vaga.

Seja ativo no LinkedIn

Antes de tudo, é importante demonstrar para a plataforma que você é um usuário disposto a se esforçar para conquistar aquela vaga. Desde já, não esqueça de escrever conteúdos, postar imagens, curtir, interagir com outros usuários etc. Em outras palavras, para ter um perfil de sucesso no LinkedIn, é de suma importância realizar a manutenção da plataforma em alguns dias da semana.

Publique conteúdo original

Entre muitos perfis no LinkedIn, é comum observar que os usuários focam em falar muito sobre suas características, muitas vezes exagerando nas palavras-chaves. Contudo, mais importante do que falar, é demonstrar na prática o que você já fez, e o que está fazendo atualmente. Dessa forma, um gerente de contratação, por exemplo, é capaz de analisar com detalhes o que você poderia fazer em um potencial emprego novo. Além disso, seu perfil aumenta as conexões em pouco tempo, pois mais pessoas interagem com seus artigos e posts.

Não utilize palavras-chaves comuns

Ao construir seu perfil, é fundamental que suas palavras-chaves não sejam iguais a da maioria dos outros perfis na rede. Como já citado anteriormente, mais importante do que muitas palavras-chaves, são palavras-chaves incomuns no LinkedIn. Por exemplo, um recrutador já espera que você seja proativo, mas nem sempre ele irá encontrar um candidato multitarefas, né?

Lembrando, que é de suma importância que você demonstre estas palavras na prática, através de ações já realizadas em que estas características estão presentes.

Créditos: Freepik

Exiba sua habilidades no LinkedIn

Para não depender das palavras-chaves, considere adicionar  LinkedIn Skills (Habilidades LinkedIn) ao seu perfil. Assim como as palavras-chaves, aqui é necessário se destacar da multidão e inserir skills incomuns na rede. Dessa forma, as chances de você aparecer em resultados de busca quando outros profissionais precisarem de alguém como você para um projeto, crescem significativamente.

Lembrando, que a seção de Habilidades do LinkedIn permite buscar por conjuntos específicos de habilidades para determinar sua popularidade, para assim, não escolher habilidades genéricas.

Peça recomendações

Já que o recrutador não te conhece no ambiente de trabalho, é importante ele ter uma opinião de quem já conviveu com você no trabalho, né? Sendo assim, não esqueça de pedir recomendações de antigos gerentes e clientes para que as pessoas que visitarem seu perfil possa saber mais sobre você na prática. Mas lembre, é importante escolher bem quem vai te recomendar, pois é preciso escolher bem entre um antigo gerente e um antigo cliente, já que depende do que você procura.

Amplie sua rede no LinkedIn

Assim como em outras redes sociais, ampliar sua rede é importante para crescer na plataforma. Seja através de menções, conexões, ou seguindo empresas do seu nicho, é fundamental ampliar a sua rede . Contudo, é importante ressaltar que sua rede deve estar focada em sua área de atuação, mantendo somente conteúdos relevantes em sua rede de contatos. Lembre, é mais importante ser destaque em uma área, do que conhecer várias, mas não ter notoriedade em nenhuma!

Créditos: Freepik

Adeque o perfil no LinkedIn para a empresa desejada

Assim como as grandes empresas conhecem bem seu público alvo, um diferencial no LinkedIn é você conhecer bem a empresa que deseja trabalhar. Seja alterando as skills, ou adicionando novas palavras-chaves, não deixe de adequar seu perfil para a empresa desejada. Dessa forma, você se torna o candidato ideal para a empresa, e a vaga fica cada vez mais perto!

Leave a Reply