Skip to main content
Carla Schultz

Colunista - Diversidade e Inclusão. Publicitária, especialista em Diversidade e Inclusão, empreendedora, palestrante, LinkedIn Creator e mãe atípica da encantadora Manu, uma linda menina com síndrome de Down. Transformou seu amor de mãe em ações anti-capacitistas como CEO e fundadora da Conecta Diversidade, liderando projetos e workshops focados em inclusão e diversidade. Também fundou a Iniciativa Kids, conectando mais de 100 famílias em SP.

Sai ano, entra ano e infelizmente são poucas as marcas que eu vejo apoiando a conscientização da síndrome de Down com grandes campanhas. Para quem não sabe, além de colunista de Diversidade e Inclusão aqui no AdNews sou mãe de uma linda menina, a Manu, que entre muitas características tem síndrome de Down.

Mas, este ano podemos destacar a Localiza que junto com o Instituto Mano Down lançaram uma campanha estimulando que pessoas com deficiência intelectual tirem sua CNH (carteira nacional de motorista). A campanha faz parte do projeto “Autoescola Xtraordinária” que foi lançado no último dia 21/03 para destacar o Dia internacional da síndrome de Down. 

A Localiza irá patrocinar 30 pessoas com síndrome de       Down e outras deficiências intelectuais a tirarem suas CNHs, custeando todo o processo. Em paralelo, vai trabalhar em parceria com o Instituto Mano Down para capacitar autoescolas interessadas, de todo o país, para formar novos condutores.

“Nosso papel como Companhia de mobilidade e empresa cidadã é dar luz a esse tema e pavimentar caminhos para que elas tirem a habilitação. Criamos o Autoescola Xtraordinária para beneficiar esse público e, consequentemente, toda a sociedade”, afirma Daniel Linhares, diretor executivo de Gente da Localiza&Co.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Infraestrutura, são mais de 78 milhões de condutores habilitados. O que poucos sabem é que há apenas duas pessoas com síndrome de Down que possuem CNH. Uma delas é a Laura Simões, que há dois anos se tornou uma das primeiras brasileiras com a síndrome habilitada.

Assista ao comercial da Localiza inspirado na história real da Laura:

“Propósito é algo que não inventamos, mas descobrimos. Com esse projeto, descobrimos na Localiza e nas pessoas da Companhia um sentimento e um desejo enormes de atuar para fazer com que a mobilidade do futuro seja para todos”, completa Tatiana Rocha, diretora de marca da Localiza&Co.

De acordo com Leonardo Gontijo, fundador e diretor do Instituto Mano Down, a campanha traz representatividade para as pessoas com deficiência intelectual e possibilita que as famílias tenham perspectivas de um futuro com mais oportunidades de autonomia e inclusão para os filhos. “Somos uma organização social que atende a mais de 800 famílias de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais, perpassando por todo a jornada de vida. Temos uma geração inteira de pessoas que viveram na mais completa exclusão e invisibilidade social. A campanha traz o protagonismo para elas e cria oportunidades para que se desenvolvam, conquistem autonomia e espaço na sociedade.”, explica.

Por inclusão, representatividade e novos caminhos

Os interessados em tirar a carteira de motorista poderão se inscrever no site da Autoescola Xtraordinária, neste link. Os 30 primeiros aprovados serão comunicados que terão os custos da CNH pagos pela Localiza, incluindo exames médicos e custos com legislação, aulas de direção e exame final.

O projeto é uma iniciativa inédita no Brasil e representa um importante avanço no que diz respeito à inclusão social no trânsito. A campanha que vai reverberar o projeto é assinada pela Maloca 73 e tem objetivo inspirar a sociedade e outras a se engajarem na causa, contribuindo para tornar a mobilidade mais acessível e inclusiva para todos.

Bastidores filmagem de campanha. Foto: Instituto Mano Down

“A Autoescola Xtraordinária tem uma conexão direta com nossa ambição de impulsionar o movimento das pessoas, aproximando-as de seus sonhos para que juntos criemos um futuro mais positivo. Queremos acelerar a evolução da sociedade para esse tema tão importante, mas por muito tempo invisibilizado”, destaca Antonio Augusto, diretor de Marketing da Localiza.

Estamos aqui ansiosos para conhecer os próximos jovens com deficiência intelectual que estarão habilitados com a sua CNH. Aguardem que traremos mais notícias. Parabéns Localiza, Instituto Mano Down e Maloca 73 por esse baita projeto!

Foto: Divulgação/Localiza&CO

Fique ligado aqui no Adnews! Por que pra gente, sair do óbvio, é tão óbvio quanto criar e transformar.