No início desta semana, um vídeo viralizou nas redes sociais mostrando uma pessoa criticando uma passageira que se recusou a ceder seu assento na janela do avião para uma criança. A pessoa acusou a passageira de “falta de empatia”, enquanto a criança chorava ao lado.
😬 ✈️ Mãe de criança se revolta com mulher que NEGOU ceder o assento no avião ao seu filho, veja: pic.twitter.com/aMwvPGr00d
— Republique 🗞 (@republiqueBRA) December 4, 2024
A postura tranquila da passageira chamou a atenção dos internautas, que em sua maioria apoiaram sua decisão de manter o assento. Muitos elogiaram sua calma diante da situação e criticaram a atitude da mulher por expor a passageira publicamente.
Especialistas também se manifestaram sobre o caso. Lito Sousa, criador do canal Aviões e Músicas, enumerou os motivos pelos quais a pessoa estava errada em sua abordagem.
Sobre o vídeo da moça da janela do avião. pic.twitter.com/DvJ9TGStZT
— Lito Sousa (@avioesemusicas) December 5, 2024
Desde que o incidente ganhou notoriedade, Jeniffer Castro, a passageira envolvida, viu seu perfil no Instagram crescer exponencialmente, ultrapassando um milhão de seguidores.
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Em entrevista à Patrícia Poeta durante o programa encontro desta sexta-feira (6), Jeniffer disse estar “com medo” da repercussão e revelou que “as medidas já estão sendo tomadas” contra a agressora.
Aproveitando a repercussão, diversas marcas engajaram-se na discussão de forma bem-humorada. O Duolingo, por exemplo, publicou: “Muito bom sentar na janela aqui no meu jatinho”.
Muito bom sentar na janela aqui no meu jatinho pic.twitter.com/XZoy1vQjWL
— Duolingo Brasil 🇧🇷 (@DuolingoBrasil) December 5, 2024
Já a Prime Video compartilhou um trecho do filme “As Trambiqueiras”, que apresenta uma cena semelhante à situação ocorrida.
@primevideobr a vida imita a arte mesmo né, bestie? 😳🤐 o q vcs fariam? cederiam o lugar? #AsTrambiqueiras #cenadoaviao #lugarnoaviao #criancaaviao #primevideobrasil ♬ original sound – primevideobr
A Paçoquita também entrou na brincadeira:
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O episódio gerou debates sobre direitos dos passageiros e empatia em situações de viagem, além de destacar a rapidez com que marcas utilizam eventos virais para interagir com o público.