A 13ª edição da Brasil Game Show (BGS), maior feira de games da América Latina, terminou ontem, em São Paulo, após sete dias de programação presencial, intensa e variada. O grande momento de celebração da comunidade gamer foi também a oportunidade para 400 marcas presentes no evento se comunicarem e conectarem com o público gamer. Estima-se que 400 mil pessoas visitaram a feira.
O evento se consolida cada vez mais como plataforma de negócios que vai além de marcas de games, envolvendo um público diversificado e em crescimento. Segundo a Pesquisa Game Brasil (PGB) 2022, três em cada quatro brasileiros jogam jogos eletrônicos. O mercado cresceu 2,5 pontos percentuais em número de jogadores em relação ao ano anterior. A pesquisa concluiu que 74,5% da amostragem da população brasileira afirma jogar games, no estudo divulgado em maio passado e que ouviu 13.051 pessoas em 26 estados e DF.
Além de grande, em número, o público gamer tem características únicas: são fãs, apaixonados e fiéis. Por isso, a participação de uma marca em uma feira do porte da BGS costuma representar o início de um relacionamento duradouro com um novo consumidor.
Conexões muito além do evento
“A equipe da BGS trabalha o objetivo das marcas, buscando sempre construir uma história de longo prazo delas com os seus públicos. O público gamer é fã, apaixonado e extremamente fiel”, contou Marcelo Tavares, fundador e CEO da BGS, em entrevista ao LIVEADS #175, do ADNEWS, que foi ao ar em julho.
A diversificação é outra característica importante para construir ações e ativações neste mercado. “É importante entender que se trata de um público cada vez mais diversificado; são homens, mulheres, adultos e adolescentes, mais aficionados ou menos, que jogam em mais de uma plataforma do que em outras”, diz o fundador da feira.
A pesquisa Game Brasil mostra que a classe média representa 62,7% do público de jogos eletrônicos no país e que os smartphones já são a plataforma predileta dos entrevistados, com 48,3%. Homens preferem consoles e computadores, com 63,9% e 58,9%, respectivamente, e mulheres são maioria em smartphones, com 60,4%.
Os games, populares em todas as idades, predominam na faixa etária entre 20 e 24 anos, com 25,5% dos usuários, seguidos pelos adolescentes, de 16 a 19 anos, com 17,7%.
Conversamos com quatro grandes marcas expositoras da BGS 2022 que fizeram ações de ativações durante a feira, duas delas estreantes no evento.
São projetos desenvolvidos em conjunto pelas equipes dos expositores e da organização do evento, em que se procura alinhar os objetivos das marcas muitas vezes a conteúdos de sucesso, já existentes dentro da programação.
A seguir as marcas contam como se conectaram com o poderoso público gamer e como foi a experiência na maior feira de games da América Latina.
Bauducco
A Bauducco fez sua estreia na BGS patrocinando um dos eventos mais marcantes da programação, o concurso de cosplayers. Foram cerca de 800 deles fantasiados com seus personagens favoritos que passaram pelo estande da marca e interagiram com os mascotes oficiais, o Cookie e Chocottone, desfilando carisma e bom-humor pelo evento e aos jurados do concurso.
“Fomos a principal marca de alimentos do evento e isso é muito importante para nosso posicionamento”, afirmou Juliana Corá, Gerente de Marketing da Bauducco.
“Nosso objetivo é a construção de relacionamento com o público jovem. Queremos estar cada vez mais nas conversas e próximos deles e nos concretizar dentro do universo gamer. Queremos ser a marca de snacks desse momento de consumo”, diz Juliana.
“Há alguns anos a Bauducco vem se aproximando do target jovem e trouxemos à BGS o Chocottone Maxi e os deliciosos Cookies, ambos líderes absolutos na preferência do target e categorias muito ligadas aos jovens”, afirmou a gerente de marketing da Bauducco.
TikTok
Outro estreante na BGS, o TikTok, levou para o público ativações imersivas, salas para transmissão de jogos como o Valorant e Free Fire, além do palco do BGS Talks, que fez parte do espaço da marca, com todos os painéis sendo transmitidos ao vivo na plataforma pelo perfil oficial do evento.
O segmento de games é um pilar estratégico para a marca, plataforma onde os jogos e a cultura se encontram – muitos momentos e tendências que moldam a cultura de jogos são encontrados no TikTok.
“Queremos nos aproximar cada vez mais de todos os atores do universo gamer e principalmente os criadores e público, que só crescem na plataforma”, afirma Aldo Arriaga, Líder de Marketing de Categorias do TikTok na América Latina.
O retorno da participação da marca em um evento como a BGS não se resume a números. “O investimento mais importante não se mede em número e sim em contribuir com a cultura”, diz Arriaga.
“Com a BGS esperamos estreitar, ainda mais, nosso envolvimento com a comunidade gamer e contribuir para impulsionar esse público – que encontra no TikTok um ambiente divertido e acolhedor para se expressar de forma criativa e autêntica. Somos o destino onde os criadores gamers encontram novas audiências e estamos sempre em busca de melhorar a experiência desse público”, finaliza.
Logitech
A Logitech, fabricante de periféricos para aficionados gamers, lançou novidades como a linha Pro Racing Wheels & Pedals, que cria experiências imersivas prometendo ao jogador cenários realísticos de competição nas pistas. Também levou ao evento o Estúdio Podcast, parceria entre a marca e o Podcast Flow Games, além de experiências em que o público pôde testar lançamentos e comprar produtos com descontos.
“O retorno mais bem vindo é estreitar o nosso relacionamento com nossos fãs e consumidores, bem como apresentar novidades para aqueles que ainda não tem grande familiaridade com a marca. Acreditamos que tivemos muitos gols nesses objetivos”, disse Ricardo Filó, Head de Gaming da Logitech para a América Latina.
“Acredito que entregamos o que esperávamos para uma BGS de sucesso. Novos produtos, novas tendências de mercado com base nas necessidades dos nossos consumidores em um grande evento. Fizemos jus a expansão do mercado online nos últimos anos e demos oportunidades para testes de nossos produtos no nosso estande”, comemora.
YouTube Gaming
A principal atração do YouTube Gaming na BGS deste ano, e em outras em que já participou, foi a presença de seus criadores de conteúdo. A marca deu abertura para suas subcomunidades de gaming da plataforma (Minecraft, FreeFire, LOL, entre outras), conecatando-as com influenciadores parceiros. BRKsEdu, Nobru, Malena, Wendell Lira e Cherryrar participaram de gameplays, torneios e desafios, juntamente com o público presente.
A marca também lançou um desafio no primeiro dia de evento, com o mote “Minha vida dá um game”, desenvolvido em Shorts, vídeos de formato curto da plataforma.
O segmento Gaming já é a segunda maior categoria de conteúdo do YouTube Brasil. O número de usuários ativos que consome gaming diariamente é de mais de 25 milhões.
“Diante de dados tão significativos, entendemos que reconhecer a importância do segmento é, também, sobre estar presente nos momentos mais emblemáticos para a comunidade gamer, como é o caso da BGS. É uma oportunidade valiosa de mostrarmos nossas iniciativas e nos conectarmos com criadores e audiência”, afirma Pedro Thompson, Head de Marketing do YouTube Brasil.
Favela Gaming, aposta 2023
A marca também anunciou no evento o projeto Favela Gaming, uma de suas apostas para 2023. Desenvolvido em parceria com a Final Level Co. e a Gerando Falcões, a iniciativa quer ampliar o impacto positivo do conteúdo gamer da plataforma, auxiliando jovens de grupos sub-representados a conquistarem carreiras na indústria de games, seja como jogador profissional, criador de conteúdo ou em outras oportunidades no segmento.
“A interação presencial favorece não apenas a comunicação, como também possibilita uma troca e conexão únicas entre as partes envolvidas. Todos ganham com esse tipo de experiência e torcemos para que mais eventos sejam retomados”, finaliza o head de Marketing.
Foto de Destaque: Brasil Game Show 2022 (Reprodução Facebook BGS)
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