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Bruno Gomes

Bruno Gomes é o Head de Vendas e Parceria de Marcas da Tastemade LatAm. Ele já trabalhou na Porta dos Fundos, empresa parte da ViacomCBS e na GPC de Londres, desde 2014 trabalha com projetos de conteúdo para marcas , para empresas como por exemplo Unilever, Danone, Ambev e Sky.

A gente pode planejar um projeto o quanto quiser, mas tem horas que não tem jeito, é preciso dar um passo para trás e avaliar se estamos na direção certa. Mas, como saber se devemos insistir um pouco mais na ideia? Afinal, é natural que aconteçam oscilações em visualizações e engajamento digital. 

E se até um momento você teve uma boa performance, por que seus números estacionaram? Bom, se esse é o seu caso, eu tenho uma boa notícia para te dar: parabéns, você achou seu nicho de audiência! A má notícia é que você tem um trabalhinho a mais pela frente. Pois essa estagnação significa que, para continuar crescendo, você precisará se perguntar não só porque quer crescer, mas também se o conteúdo que você está produzindo faz sentido para uma audiência maior. 

Os primeiros sinais

Mas quais são os primeiros sinais de que tem algo errado na sua estratégia digital? Engajamento, interação baixa e monetização fraca são os primeiros sintomas que devem levar ao questionamento se ainda faz sentido criar esse conteúdo digital. Para ver se aquele content ainda é relevante, esqueça as visualizações. Pois não adianta ter 1 milhão de views em um vídeo de 3 segundos, que é o tempo mínimo que as redes sociais consideram para contar uma visualização, por exemplo. Esses são os KPIs nos quais você sempre deve estar atento: compartilhamento, comentários e  likes. 

Análise digital contínua

Não se trata de uma análise pontual. Você deve reavaliar sua estratégia constantemente, mas sempre a longo prazo, como um mês, três meses ou até um ano. É muito importante que você faça um comparativo com o período anterior e, se possível, até antes disso. Se estivermos falando de uma campanha, o período ideal para analisar sua performance é, evidentemente, o tempo completo da ação. 

Deu ruim, como dar a volta por cima?

Após fazer essas análises notou que realmente tem algo que precisa ser melhorado? Então aqui vão três passos para ajudá-lo a encontrar uma solução:

  1. Revisite seus objetivos e estratégias e mapeie quais ações e táticas podem te ajudar a alcançar suas metas;
  2. Escute sua audiência, veja os comentários dos conteúdos que não estão dando certo ou faça um enquete entre seus seguidores;
  3. Veja o que os outros criadores de conteúdo estão fazendo, tanto os que falam do mesmo assunto que o seu, quanto os que produzem conteúdos distintos. Não vá copiá-los, mas se inspire e crie algo com o seu próprio olhar.

O grande segredo do digital

No final de tudo, o segredo para manter uma boa performance é inovação. Não fique apenas produzindo conteúdo que já deu certo. Paralelo a isso, crie coisas novas e faça testes. Não se preocupe com o retorno em um primeiro momento, porque isso vai acontecer gradualmente. Uma hora você chegará a um novo formato que vai agradar sua audiência, com variedade de repertório.

Por Bruno Gomes

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