Skip to main content

MasterChef Brasil retoma o formato original com 23 participantes vindos de todos os cantos do país, um eliminado a cada semana, novas dinâmicas na competição, muitos convidados e um grande vencedor no final em sua nova temporada com cozinheiros amadores. O tempero do programa também ganha um ingrediente especial. Helena Rizzo, a chef brasileira mais premiada no mundo, chega para apimentar o clima ao lado de Ana Paula PadrãoErick Jacquin e Henrique Fogaça,

Foto: Divulgação/Band

“Sou muito movida a desafios e coisas novas, por isso vi no MasterChef a oportunidade de fazer parte de um programa na TV aberta e conseguir me comunicar mais com o público. Às vezes, a gastronomia fica dentro de uma bolha, é bacana poder ter essa abertura e esse panorama do Brasil que o talent show proporciona”, afirma a Helena Rizzo, que promete não dar moleza aos participantes.

MasterChef de volta às origens

A Diretora Marisa Mestiço destaca que a temporada será repleta de surpresas, mas com tudo o que o telespectador sempre gostou de ver na tela da Band. “Estamos voltando para a nossa origem. Basicamente, este é o resumo e diz muito sobre nós: originalidade, raiz, todas as estruturas que sempre tivemos, eliminação em todos os episódios e um grande vencedor. Acredito que o público estava com muita saudade do formato tradicional”, declarou Marisa.

Foto: Divulgação/Band

Participantes

Uma outra novidade é a volta de ex-participantes. Daphne e Eduardo, que participaram do MasterChef Júnior em 2015, retornam para mostrar toda a evolução na cozinha depois de atingirem a maioridade. Enquanto isso, Heitor, Juliana A. e Renato, que estiveram na última edição, buscam uma nova chance de mostrar o talento diante das panelas. Conheça aqui todos os participantes da temporada.

Devido a pandemia, os protocolos de segurança recomendados pela OMS foram reforçados. Pela primeira vez no programa, os participantes ficaram confinados em um hotel antes e durante as gravações. Além disso, o programa ganhará um novo cenário, com as bancadas reformuladas.

Jurados e convidados do MasterChef

Para Ana Paula Padrão, a estadia obrigatória dos competidores no hotel é um ingrediente que pode ser levado tanto para o bem quanto para o mal quando o assunto é disputa. “Eles estão há mais tempo longe das famílias, sendo continuamente testados na relação entre si, e se existe uma antipatia, ela pode evoluir para o ódio mortal. Se tem uma afinidade, isso pode progredir para uma estratégia de jogo, de ‘vamos juntos até quando der’. Eu acredito que seja uma pimenta na edição que a gente nunca teve e que colabora bastante para a emoção ficar ainda maior”.

Erick Jacquin, que já contratou ex-participantes para trabalharem em seus restaurantes, está animado com a nova temporada, com a diversidade dos participantes, e com todas as surpresas que estão por vir. “As expectativas são as melhores possíveis porque teremos muitas novidades. A Helena Rizzo vai dar uma cara nova ao programa. Além disso, teremos provas inéditas. Os cozinheiros estarão mais preocupados porque eles não sabem o que vai acontecer. Aliás, ninguém sabe, nem eu”, garante o chef francês.

“O grande lance dessa temporada é você ver a evolução ou a regressão do cozinheiro. Alguns até cozinham bem, mas com a pressão, não conseguem executar. Além disso, o fato de estarem confinados e distantes da família, pode gerar tanto coisas positivas, como negativas, que talvez eles tragam para o programa. É uma faca de dois gumes”, complementa Henrique Fogaça.

Muitos convidados vão passar pela edição 2021. O público vai conhecer o lado cozinheiro de grandes artistas brasileiros, como o sambista Diogo Nogueira e a sertaneja Naiara Azevedo, que vão dividir as panelas com os participantes. Fabiano MenottiZeca CamargoDuda Beat e Felipe Titto são alguns dos outros famosos que já participaram das gravações.

Novas dinâmicas

A disputa ficará ainda mais acirrada com as novas dinâmicas. Após cada prova, os jurados escolhem os melhores pratos e definem os três piores, porém um deles terá a chance de ser salvo pelos participantes que já estarão no mezanino. Um poder inédito que pode interferir na dinâmica da cozinha. Os três chefs, então, voltam a conversar para decidir qual dos dois que ainda estão na berlinda será eliminado. Com isso, o programa ganha mais uma estratégia de jogo, ou seja, não basta só cozinhar bem: saber jogar pode ser um fator decisivo para quem precisa de mais tempo para se adaptar à competição.

Nos desafios da Caixa Misteriosa, sempre existirá uma caixa dourada com ingredientes diferentes, que podem trazer vantagens ou desvantagens. O vencedor do desafio anterior terá o poder de destiná-la a um dos concorrentes sem saber qual será a surpresa.

As provas em equipe também estão de volta com uma novidade: um avental dourado ficará exposto em um local de destaque para que qualquer membro dos times possa pegá-lo. Quem tiver coragem de vestir o acessório diferenciado, ganha o poder supremo e imediatamente se torna o capitão da equipe, podendo mandar em tudo, desde a troca do cardápio até a redistribuição das tarefas dentro da cozinha.

As provas externas vão testar ainda mais o nível dos competidores. Emoção, alegria, diversão, exigência e muita comida boa não vão faltar. O MasterChef Brasil vem todo novo, mas com tudo o que o telespectador sempre amou.

Premiação do novo MasterChef Brasil

Além do troféu, grande símbolo do melhor cozinheiro amador do país, a SumUp vai oferecer ao vencedor de cada prova individual um prêmio de mil reais. A empresa também vai rechear a conta do melhor cozinheiro da temporada com R$ 300 mil. O novo MasterChef Brasil será presenteado pela Amazon com R$ 5 mil em compras por mês durante um ano, para ser usado na loja amazon.com.br.

Já a Claro, vai levar o ganhador e um acompanhante para um destino gastronômico inesquecível, para conectá-lo com tudo o que mais ama. Para deixar sua cozinha toda equipada, a Britânia vai presentear o vencedor com produtos dignos de chef, enquanto a Brastemp dará uma cozinha completa da linha Gourmand.

Enquanto a Seara, convidará o vencedor a participar do time de Chefs influenciadores da marca para o desenvolvimento de receitas. O grande campeão ainda terá a oportunidade de fazer um curso de técnicas tradicionais da culinária francesa na Le Cordon Bleu Brasil. O segundo colocado também ganhará um curso de habilidades e técnicas da pâtisserie. 

Sucesso no mercado publicitário

A nova temporada estreia com todas as cotas vendidas. Amazon, Brastemp, Britânia, Claro, Seara, Sumup e TikTok são cotistas master. Enquanto Cacau Show, Diageo, Eisenbahn, Hoteis.com, Renata, Samsung e Xantinon, fecharam as cotas de patrocínio. Veja é cotista de participação e o top de cinco segundos é da Piracanjuba. Além disso, Colgate, Garibaldi e Oxford também fecharam formatos exclusivos de branded content.

“O MasterChef Brasil é um conteúdo super relevante, que se adapta a todas as plataformas e é sinônimo de gastronomia no Brasil. As marcas parceiras entendem isso, criam as suas próprias experiências, compreendendo que o MasterChef tem um propósito muito grande e é um dos poucos programas da televisão brasileira que deixa um legado. Isso faz com que a atração, todos os anos, bata seu recorde de arrecadação comercial. O resultado é muito positivo”, avalia Cris Moreira, diretor geral de comercialização do Grupo Bandeirantes.

Leave a Reply