Skip to main content

O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou nesta quinta-feira (16) a introdução de duas novas ferramentas, com base em inteligência artificial, para Facebook e Instagram. Essas ferramentas, construídas a partir do modelo de geração de imagens da empresa, o Emu, buscam oferecer opções avançadas para edição de fotografias e criação de vídeos de alta qualidade a partir de descrições textuais.

A primeira ferramenta, chamada Emu Edit, vai possibilitar que os usuários alterem imagens com precisão, se baseando em entradas de texto. A demonstração em vídeo dessa ferramenta sugere uma funcionalidade parecida com as já oferecidas por Adobe, Google e Canva, permitindo remover ou substituir objetos e pessoas em fotografias sem a necessidade de experiência profissional em edição de imagens.

Um aspecto que se destaca é a capacidade da ferramenta de identificar automaticamente a seção da imagem a ser modificada, sem que os usuários precisem selecioná-la manualmente. Por exemplo, se digitarem transformar o cachorro em um urso, o Emu Edit identificará e realizará a alteração no cachorro dentro da imagem. A Meta afirma que o Emu Edit focará em realizar apenas as mudanças indicadas no pedido de edição.

O segundo recurso em desenvolvimento é o Emu Video, que poderá gerar vídeos a partir de prompts de texto, imagens de referência ou uma combinação dos dois. Os resultados, embora ainda não totalmente realistas, representam um avanço em relação às animações básicas produzidas pelo sistema Make-A-Video, da Meta, no ano passado.

Ainda não há informações concretas sobre quando essas novas ferramentas de edição estarão disponíveis no Facebook e Instagram. Embora existam ferramentas similares disponíveis, como o editor mágico do Google Fotos e o preenchimento generativo da Adobe para o Photoshop, a integração dessas capacidades diretamente no Facebook e Instagram oferece mais facilidade aos usuários, eliminando a necessidade de recorrer a serviços de terceiros.

* Com informações de Exame | Foto de capa: Divulgação/Meta

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????