Meta lança bot que explica termos corporativos para mais inclusão

Bot reúne mais de 350 termos e pode ser acessada por qualquer pessoa no WhatsApp

No Brasil, usar termos em inglês faz parte do dia a dia de muitas empresas. Porém, muitas pessoas não têm fluência no idioma, o que pode fazer com que se sintam inseguras e despreparadas no ambiente de trabalho.

Pensando nisso, a Meta criou, em parceria com a Indique uma Preta e a MOOC, o “Me Bote na Conversa”, um chatbot que traduz para português e explica o significado de termos corporativos, ajudando a tornar a comunicação mais inclusiva.

A proposta do Me Bote na Conversa é ajudar a quebrar a barreira linguística no meio corporativo, considerando que apenas 5% dos brasileiros têm alguma fluência em inglês, de acordo com o British Council, e que muitas empresas acabam usando o idioma no dia a dia de alguma forma. Termos como budget, approach e briefing se tornaram corriqueiros e nem sempre são compreendidos por todos.

Imagem: Divulgação/WhatsApp

“Pessoas que não tiveram acesso ao aprendizado de inglês podem se sentir deslocadas ou desconfortáveis no ambiente de trabalho. Isso pode deixar uma reunião, apresentação ou mesmo troca de informações diária pouco inclusivas. Então o Me Bote na Conversa é uma ferramenta que ajuda a tirar todas as dúvidas com autonomia e privacidade”, explica Fernanda Guimarães, head do Creative Shop da Meta no Brasil.

O bot opera por meio de um chat no WhatsApp que pode ser acessado com facilidade e gratuitamente por qualquer pessoa.

A base de dados já conta com mais de 350 termos co-criados com a Indique uma Preta e que são os mais usados nas empresas. A ferramenta também funciona de forma colaborativa e os usuários podem sugerir novas palavras para serem incluídas.

“Para nós, desenvolver a segurança psicológica de grupos historicamente minorizados dentro do mercado de trabalho é uma etapa essencial da inclusão. Além de acelerar esse processo, o Me Bote na Conversa ainda cria novas possibilidades para que pessoas negras e periféricas contribuam para debates de questões essenciais do negócio”, explica Daniele Mattos, co-fundadora da Indique uma Preta.

Para acessar o bot, basta adicionar o número +55 11 93456-5026 na agenda do celular ou acessar a página do WhatsApp  para iniciar uma conversa. Em seguida, é só acessar o chat no WhatsApp e digitar o termo que deseja ser traduzido.

Ao digitar “deadline” por exemplo, o bot informa que é “uma data combinada para a entrega de um trabalho” e ainda descreve a forma correta de pronunciar o termo em inglês.

O time de Recrutamento da Meta no Brasil tem pensando em medidas para ultrapassar a eventual barreira do idioma que pode surgir nos processos seletivos de uma empresa global com fortes interações entre times internacionais.

Uma destas medidas é que o time também passará a adotar o Me Bote na Conversa como ferramenta de facilitação na jornada dos processos seletivos no Brasil e como sugestão para recém-contratados. 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Post anterior
Netflix revela aparelho ‘misterioso’ da Microsoft

Netflix revela aparelho ‘misterioso’ da Microsoft

Próximo post
Imagem Divulgação - Bacio di Latte

Bacio di Latte anuncia novas parcerias

Posts Relacionados