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A Minalba Brasil, empresa de bebidas do Grupo Edson Queiroz, está revolucionando o mercado brasileiro ao lançar a primeira lata de água mineral com Braille na tampa, tornando a experiência de compra e consumo acessível às pessoas com deficiência visual. Essa iniciativa inédita de larga escala no país foi desenvolvida em colaboração com a Ball Corporation, líder global em embalagens sustentáveis de alumínio e pioneira na solução de água em lata no Brasil, e com a consultoria da Fundação Dorina Nowill para Cegos, trazendo uma abordagem inclusiva para o mercado de alimentos e bebidas.

“Estamos muito contentes em fazer parte dessa mudança! O Sistema Braille é uma das formas de garantir a independência e autonomia das pessoas com deficiência visual. Além disso, o projeto tem um propósito ainda maior, que é sensibilizar empresas desse e de outros segmentos com o tema, contribuindo para uma sociedade cada vez mais inclusiva”, ressalta Alexandre Munck, superintendente executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

A campanha #LataPraTodosVerem tem como objetivo promover a acessibilidade no mercado de bebidas e oferecer maior independência na experiência de compra e consumo, se adaptando às necessidades do público deficiente visual. De acordo com dados do Censo do IBGE de 2010, o Brasil abriga mais de 6,5 milhões de pessoas com esse tipo de deficiência.

“Esse é mais um marco em nossa trajetória ESG. Fomos pioneiros em oferecer água mineral em lata de alumínio, uma embalagem infinitamente reciclável. Também lançamos o primeiro produto social do segmento de bebidas, disponibilizando uma versão especial de Minalba lata em parceria com a Gerando Falcões, e agora lançamos a primeira lata inclusiva. Por meio dessa parceria, mostramos nosso DNA inovador e trabalhamos por uma causa tão importante”, celebra Aelio Silveira, diretor superintendente da Minalba Brasil.

A lata de alumínio é uma embalagem amplamente utilizada no território nacional. Ela atinge a temperatura ideal mais rápido, protege a bebida dos raios UV, facilita a logística e não quebra. Agora, se tornando ainda mais inclusiva, a nova lata de água mineral Minalba terá escrita em Braille em sua parte superior, próxima ao anel de alumínio, e por meio do tato, o consumidor com deficiência visual poderá identificar se a água mineral é com ou sem gás.

“Na Ball, diversidade e inclusão são pilares imperativos ao nosso negócio, e entendemos que trazer inovação inclusiva ao mercado é nossa responsabilidade. É muito gratificante poder participar dessa iniciativa, resultado do trabalho árduo de muitos times dentro da Ball e da Minalba, com quem atuamos lado a lado em todas as etapas dessa trajetória ESG. Além disso, tivemos o privilégio de contar com o suporte e a consultoria da Fundação Dorina Nowill para Cegos no desenvolvimento de uma solução viável de aplicação do Sistema Braille para a tampa de alumínio das latas, que têm potencial de influenciar um grande movimento de adaptação dentro da cadeia de bebidas”, afirma Fauze Villatoro, presidente da Ball na América do Sul.

As latas com Braille na tampa farão parte de toda linha de latas Minalba e estarão disponíveis em todo o mercado nacional. A primeira produção será destinada aos camarotes do Tomorrowland Brasil 2023, edição nacional do maior festival de música eletrônica do mundo que ocorre em Itu, a 90 km da capital paulista, nos dias 12, 13 e 14 de outubro.

Inovação no DNA

Uma das líderes do mercado de água mineral no Brasil e 100% nacional, a Minalba Brasil está na vanguarda da inovação no mercado de bebidas. A marca Minalba é uma das mais expressivas de seu portfólio, reconhecida pelos produtos que oferecem uma experiência de consumo diferenciada ao público.

Com essa iniciativa, a Minalba se torna a primeira empresa de ampla distribuição no mercado de bebidas a incorporar o Braille em suas latas. Além disso, a empresa iniciou recentemente uma trilha de ações ESG para se posicionar como uma marca sustentável no mercado, da qual já fez parte o projeto Fala na Lata, que reverteu lucros em prol da ONG Gerando Falcões.

“A Minalba trabalha constantemente para oferecer aos consumidores brasileiros novas experiências de consumo e de compra, investindo em inovação e tecnologia. O lançamento de nossa água mineral em lata com Braille não é somente um marco para a marca, que fortalece cada vez mais sua jornada ESG, mas também para o mercado de bebidas”, destaca Aelio Silveira.

O projeto #LataPraTodosVerem também reflete o novo momento do Grupo Edson Queiroz, uma das maiores holdings multissetoriais do país e controladora da Minalba Brasil. A parceria com a Fundação Dorina Nowill e a Ball Corporation faz parte de uma série de iniciativas de lançamento da nova marca da empresa, que está alinhada com seu novo posicionamento, buscando ir além do essencial e impactar positivamente a vida das pessoas.

 

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