O Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República, lançou na manhã desta terça-feira (3), o Plano de Comunicação pela Igualdade Racial (PCIR). O lançamento aconteceu na sede do MIR, na Esplanada dos Ministérios e contou com a presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e do ministro da Secom, Paulo Pimenta.
Construído a partir da escuta qualificada das contribuições de movimentos sociais, mídias negras, especialistas e de consulta pública, o plano é uma iniciativa inédita no âmbito do Governo Federal e está alinhado às estratégias de consolidação da agenda da Política de Promoção da Igualdade Racial. Um Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) trabalhou por sete meses para sistematizar as contribuições recebidas.
Dentre os destaques do plano estão 19 ações que sintetizam as prioridades apontadas na escuta coletiva ao longo dos seis meses de atividade do GTI. Foram recebidas mais de 400 contribuições na consulta pública, mapeadas mais de 120 propostas específicas, que resultaram em cinco recomendações ao governo federal. A construção do plano contou com mais de 20 colaboradores diretos entre representantes de mídias negras, organizações da sociedade civil e especialistas e deu origem a uma publicação sobre políticas digitais e racismo na internet, além da proposta do Plano de Comunicação pela Igualdade Racial.
“Produzir uma comunicação para a igualdade racial na administração pública é essencial para fortalecer a democracia e o respeito a partir da comunicação”, declarou a ministra Anielle Franco. Para ela, “esse plano é ponto de partida fundamental para avançarmos numa comunicação que seja mais igualitária e nos represente, que mostre a realidade do nosso país, a diversidade, nossa máxima potência.”
Já o ministro Paulo Pimenta, acredita que o Plano de Comunicação pela Igualdade Racial representa o compromisso do governo com uma comunicação que seja um instrumento para fortalecer a nossa democracia. “Estamos desenvolvendo práticas de respeito à diversidade étnico-racial dos brasileiros e brasileiras e esse plano tem a equidade como premissa de cidadania. Também reafirma o compromisso com o combate ao discurso de ódio, ao racismo e outras formas de discriminação”, colocou.
O Plano está disponível no site do MIR e da Secom.