Skip to main content

Com shows nacionais e internacionais programados para Rio de Janeiro e São Paulo, o festival musical retorna com a missão de promover acessibilidade total, responsabilidade social e ambiental

Sextou com música boa por aqui, porque o Festival MITA 2023 está chegando e todas as atrações já foram anunciadas! Segue o fio que a gente vai contar tudo.

Em sua segunda edição, o Festival ‘Music Is The Answer’ (MITA) chega totalmente inclusivo. O evento, que acontece nos dias 27 e 28 de maio no Rio de Janeiro, e nos dias 03 e 04 de junho em São Paulo, conta com diversos recursos para promover maior acessibilidade, promovendo uma liberdade única para o público ser quem é, e permitindo que todos aproveitem e curtam os shows com conforto e segurança.

Serão dois espaços PCDs dentro da área do evento, um para cada palco, com grades rebaixadas para melhor visualização, cadeiras próprias para pessoas com obesidade, audiodescrição e uma plataforma que vibra acompanhando a música. Estes espaços terão tomadas, para quem precisa de equipamentos de suporte. A inclusão começa também pela equipe, que conta com Rebeca Costa, mulher com nanismo, advogada e CEO do Looklittle, como embaixadora do festival.

“O MITA é, sem dúvidas, o maior festival do Brasil que foca na acessibilidade, tornando a liberdade de ir e vir sem precisar de alguma dependência, dando acesso a todos. Nós promovemos a liberdade de todos, independente se a pessoa tem uma deficiência ou não, tornando ainda mais confortável para o público estar naquele local sendo quem é. Sendo bem-vindo ali”, afirma Rebeca.

De acordo com Luiz Guilherme Niemeyer, sócio da Bonus Track, uma das empresas que promove o evento, a escolha de Rebeca foi estratégica e muito bem-vinda para complementar ainda mais a experiência que o festival espera proporcionar ao público.

“Desde a primeira edição, tivemos uma grande preocupação em ter um evento inclusivo. Conhecemos a Rebeca no MITA 2022, ela foi ao festival e entrou em contato conosco elogiando a forma como foi recepcionada e toda experiência que teve. Se colocou à disposição para conversar e prestar consultoria em acessibilidade. Quando começamos a produzir o MITA 2023, não tivemos dúvida em chama-la para o time”, completa.

Orientadores com experiência em atendimento aos PCDs estarão presentes desde a entrada até os espaços adaptados, identificando com pulseiras e auxiliando o público e seus acompanhantes durante toda a experiência. Nos portões de entrada, será distribuído um QrCode para acesso a um vídeo com informações gerais e de segurança, em libras e audiodescrição. O material apresentará informações como a localização dos banheiros, a lista e horários das atrações de cada palco e os recursos de acessibilidade disponíveis. Os telões do local estão preparados para exibir a tradução em libras dos shows, em tempo real. Cadeiras motorizadas estarão à disposição para empréstimo a quem tem dificuldade de locomoção. 

Nos pontos de venda de alimentos e bebidas haverá balcões rebaixados, assim como informações em braile e com acesso via QrCode para facilitar a compra. Um piso tátil será instalado em pontos estratégicos, para facilitar o deslocamento de deficientes visuais durante o festival, e todas as ativações promocionais terão acesso por rampas.

Compromisso da sociedade

Seguindo o compromisso firmado desde seu lançamento, o MITA terá uma área para a reflexão e discussão sobre a importância da atuação de toda a sociedade em ações de responsabilidade social e ambiental.

O festival oferece ao público a possibilidade da compra do Ingresso Social, com preço especial, que tem parte do valor arrecadado destinado às instituições parceiras do evento.

Em 2023, estarão presentes, tanto no Rio de Janeiro como em São Paulo, as instituições Instituto Vida Livre e The Friendship Circle para apresentarem suas propostas de ação, projetos desenvolvidos e resultados concretos alcançados. Mais importante do que dizer o que fazer é efetivamente gerar mudança e transformação na vida das pessoas, a capacidade de multiplicação dessas atitudes e o impacto causado na sociedade, nas comunidades e no planeta.

MITA 2023

Sucesso em sua primeira edição, que aconteceu em 2022, o Festival MITA chega esse ano com o mesmo espírito de inovação, animação e irreverência que marcaram sua estreia. A música é o grande destaque, unindo nomes nacionais e internacionais, encontros e reencontros.

O MITA é um evento diurno, produzido em parceria entre as empresas Bonus Track, de Luiz Oscar Niemeyer e Luiz Guilherme Niemeyer, e 30E, com programação diversa e capaz de unir públicos de diferentes grupos e gerações. Os shows serão divididos em dois palcos, com mais de 16 atrações por fim de semana, em espaços amplos onde o público terá ainda uma série de ativações.

No Rio de Janeiro, o festival acontece novamente no Jockey Clube, na área aberta conhecida como Pião do Prado, com total de 110 mil m². Um dos cartões postais da cidade, o espaço tem uma vista privilegiada para o Cristo Redentor e está bem ao lado da Lagoa Rodrigo de Freitas, com fácil acesso para chegada de transportes coletivos, inclusive de metrô, e também ao lado da ciclovia.

Em São Paulo, o MITA acontece no coração da capital paulista, no Vale do Anhangabaú. A região está sob nova gestão desde dezembro de 2021, totalmente renovada. O Novo Anhangabaú se consolida como polo de entretenimento e cultura da cidade de São Paulo, e neste primeiro ano, foram realizadas no espaço mais de 3 mil horas de atividades gratuitas para o público de todas as idades. O local foi palco de diversos shows e apresentações culturais.

O MITA tem patrocínio das marcas Heineken e Deezer. O evento também tem apoio de TikTok, Baw Clothing, Prefeitura do Rio de Janeiro, Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur), Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Rio Convention e Visitors Bureau (Visit.Rio), Prefeitura de São Paulo e SPTuris.

Atrações

Vamos ao que interessa? Vem conhecer todos os shows do Festival MITA 2023.

Rio de Janeiro 27 de maio

Lana Del Rey | Flume | Jorge Ben Jor | BadBadNotGood convida Arthur Verocai | Jehnny Beth | Planet Hemp convida Tropkillaz | Gilsons | Larinhx convida MC Carol | Slipmamy & Ebony

Rio de Janeiro – 28 de maio

Florence + The Machine | HAIM | The Mars Volta | NX Zero | Scracho convida Baia | Sabrina Carpenter | Carol Biazin | Jean Tassy & Yago Oproprio

São Paulo – 03 de junho

Lana Del Rey | Flume | Natiruts | BadBadNotGood | Jehnny Beth | Duda Beat | Djonga convida BK | Àvuà & Rodrigo Alarcon

São Paulo – 04 de junho

Florence + The Machine | HAIM | The Mars Volta | Capital Inicial | NX Zero | Sabrina Carpenter | Don L convida Tasha & Tracie | Far From Alaska convida Supercombo

__________

Serviço | Rio de Janeiro

Local: Jockey Clube – Praça Santos Dumond, 31, Gávea, Rio de Janeiro (RJ)

Data: 27 e 28 de maio

Abertura dos portões: 11h

Horário dos shows: a partir das 12h

__________

Serviço | São Paulo

Local: Novo Anhangabaú – Vale do Anhangabaú, Centro Histórico de São Paulo (SP)

Data: 03 e 04 de junho

Abertura dos portões: 11h

Horário dos shows: a partir das 12h

__________

Ingressos: a partir de R$ 425

Classificação etária: acima de 16 anos, desacompanhado. De 5 a 15 anos, é obrigatória a presença de um responsável legal.

Venda de ingressos online: Eventim

Bilheteria Oficial do Rio de Janeiro

Jeunesse Arena – Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3.401 – Barra da Tijuca

Funcionamento: terça a sábado, das 10h às 17h (exceto em feriados e em dias de evento na Arena)

Bilheteria Oficial de São Paulo

Allianz Parque – Av. Francisco Matarazzo, 1.705 – Água Branca

Funcionamento: terça a sábado, das 13h às 17h (exceto em dias de jogos e shows)

Para vendas pela internet, é necessária a comprovação do direito ao benefício da meia-entrada no acesso ao evento. Para pontos de venda e bilheterias, é necessária a comprovação do direito ao benefício da meia-entrada no ato da compra e no acesso ao evento.

– Parcelamento em até 10x em todos os cartões aceitos (MasterCard, American Express, Visa, ELO).

– Venda limitada a seis ingressos por CPF.

– Nas vendas online, taxa de conveniência de 10% sobre o valor total da compra.

– Todas as condições acima poderão ser alteradas sem aviso prévio.

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.

________________________________________________________________________________

Leia mais

We Coffee lança clube de vantagens ao ar livre em SP

LATAM Pass dá 10 mil pontos em voos para festival de SP

Heineken renova patrocínio para transmissão da UWCL