Skip to main content

Em um evento marcante para o Médio Oriente, o Web Summit Qatar apresentou palestrantes influentes, com especial ênfase na amplificação das vozes das mulheres líderes. O evento, conhecido pelas suas discussões inovadoras sobre tecnologia, empreendedorismo e inovações globais, deu um passo significativo ao apresentar mulheres proeminentes de vários campos.

Uma das palestrantes mais esperadas foi​ a Rainha Rania Al Abdullah da Jordânia, sua palestra focou na promoção do diálogo intercultural e na abordagem dos desafios globais. A defesa da Rainha Rania pelos direitos dos refugiados e os esforços para combater os estereótipos dos árabes e muçulmanos sublinharam a importância da empatia, da compreensão e da colaboração à escala global. A sua presença destacou a importância dos esforços humanitários e também mostrou o papel vital que as mulheres desempenham nas mudanças conectadas com a evolução econômica.

Sara Sabry, fundadora da Deep Space Initiative e a primeira mulher árabe a ir para o espaço, fez o painel mais inspirador do evento. As suas conquistas abrem o caminho para o potencial ilimitado das mulheres em áreas tradicionalmente dominadas pelos homens, como a aeroespacial. Ao fundar a Deep Space Initiative, Sabry pretende tornar a exploração espacial mais acessível, inspirando as futuras gerações de mulheres a seguirem carreiras em STEM.

A presença de mulheres influentes como Noor Sweid, Christine Tsai e Aspa Lekka evidenciaram o papel crucial das mulheres impulsionando a inovação e o crescimento económico de startups, scale ups a unicórnios. A liderança de Noor Sweid na Global Ventures e o papel da fundadora Christine Tsai da 500 Global trouxeram para o palco o poder transformador das mulheres em Venture Capital, moldando o futuro da tecnologia e do empreendedorismo feminino no Médio Oriente e além.

Na minha perspectiva de empreendedora é fundamental ter mulheres na liderança de fundos de investimento. O percentual de mulheres a serem investidas por VCs no ainda é baixo. Quando mudamos quem toma essas decisões e trazemos mulheres para essas cadeiras, começamos a caminhar mais perto do equilíbrio. O sucesso da Aspa Lekka em escalar a JOKR para o status de unicórnio destaca a importância da diversidade na liderança empresarial, trazendo novas perspectivas e impulsionando o crescimento sustentável. Se você quer construir um produto para todos, você deve construir com todos os backgrounds dentro da sua empresa.

Além disso, a inclusão de figuras proeminentes como Ayọ Tometi, cocriadora do Black Lives Matter, e a Princesa Loulwa Al Saud, CEO da RiseUp Saudi, enfatizou a interseccionalidade das experiências das mulheres e a importância de abordar as desigualdades sistémicas. A defesa de Tometi pela justiça racial e o compromisso de Loulwa Al Saud em nutrir o ecossistema empreendedor da Arábia Saudita refletem os diversos (e grandes) desafios e oportunidades que as mulheres enfrentam no Médio Oriente e a nível global.

Monique Lima | Cofundadora e CEO Mimo Live Sales, palestrando no Web Summit Qatar ( Foto: Divulgação)

Eu fui convidada para palestrar sobre a Mimo Live Sales (solução de Live e Video Commerce) com a influenciadora e atriz Carol Bresolin. Falamos sobre Humanização das Vendas Digitais, Creator Economy, Live e Vídeo Commerce. Contamos alguns usos de casos em nosso mercado, onde as marcas já entenderam que trabalhar conteúdo vai além de social media, e que para ter recorrência, trazer conteúdos para os seus próprios canais de e-commerce e aplicativo é fundamental. Carol Bresolin também fez um painel com a influenciadora Haneen Alsaify, que é uma engenheira química, empreendedora e influenciadora do Qatar.

A brasileira e apresentadora da Globo, Laura Vicente, foi a “MC” do palco principal, trazendo conteúdo de inovação e introduzindo os painéis de uma maneira muito fluida e divertida. E Layan Abo Shkier, pesquisadora e editora da Forbes Middle East moderou dois painéis sobre tecnologia e empreendedorismo feminino um conteúdo de altíssima qualidade.

Para fechar com chave de ouro, o WebSummit agora tem uma mulher como CEO a Katherine Maher, e acho que isso diz muito, quando olhamos para transformações vindo de dentro e o olhar de uma mulher na liderança.

A curadoria deste evento fez um belo trabalho, em especial Carol Lin, que foi uma das responsáveis em trazer tantas mulheres importantes para os palcos.

A participação de mulheres palestrantes no Web Summit Qatar evidencia o impacto transformador da inclusão e da representação na definição do futuro da tecnologia, do empreendedorismo e da mudança social. Qatar esta evoluindo muito rápido quando o assunto é revolução digital e inovação. Mas ainda tem muitas lacunas a serem preenchidas. Foi com certeza um evento que movimentou grandes empresas, líderes e tomadores de decisão e os levou a enxergarem novos caminhos e possibilidades.

Monique Lima
Cofundadora e CEO Mimo Live Sales

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens