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Nespresso acaba de inaugurar a Nespresso Academy. A nova plataforma digital de treinamento da companhia tem como objetivo desenvolver profissionais do varejo que atuam na comercialização de produtos da marca, preparando-os para levar uma experiência completa ao cliente, que vai desde a aquisição de produtos até a conclusão da compra de forma completamente digital, da Boutique ao trade, por todo o Brasil. 

Repleto de funcionalidades, o novo Nespresso Academy segue a tendência do ensino à distância, que integra diversas soluções de conteúdo de fácil absorção. Dentre elas, um dos formatos, adotado em parceria com a Smollan iTrade, empresa internacional de soluções para o varejo que atua em mais de 50 países e representa 70% das 10 maiores empresas de bens de consumo rápido globalmente, foi o podcast. 

Em crescimento no Brasil e no mundo, o produto de áudio no contexto do projeto tem o objetivo de trazer treinamentos e informações padronizadas, de maneira dinâmica, com a mesma qualidade para todos e em uma linguagem de fácil absorção ao alcance das mãos. O formato permite que o conteúdo seja consumido quando e onde os vendedores desejarem, até mesmo em deslocamento, e sem a necessidade de olhar para uma tela.

“Dentre os 54 países em que a Nespresso está presente, o Brasil é o primeiro a desenvolver uma plataforma como essa para os colaboradores do trade. E a expectativa é que esse seja apenas a primeira das iniciativas de transformação digital que devem compor a trilha de gestão de conhecimento traçada pela unidade de treinamentos, considerada por nós uma ferramenta estratégica. Com a proposta de tornar os tradicionais pontos de venda mais atrativos aos consumidores, o aplicativo tem o potencial de atender mais de 5 Mil vendedores por todo Brasil, dos mais de 75 parceiros do varejo, como Fast Shop, Camicado, Spicy, Angelloni, entre outros”, conta Gabriel Nobre, Diretor Comercial B2C da Nespresso no Brasil. “Estamos investindo em inovação e digitalização para manter a excelência, qualidade e padronização do atendimento da Nespresso”.

O varejo físico foi um dos setores mais afetados pela pandemia, o que levou diversas empresas a apostarem na aceleração digital. Segundo o último levantamento da pesquisa “Transformação Digital no Varejo Brasileiro”, da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), o investimento em iniciativas de transformação digital cresceu 87% entre os varejistas brasileiros em 2020. Com isso, ainda no ano passado, a Nespresso deu início ao desenvolvimento da plataforma de formação digital. 

“Esse é um dos exemplos de inovação com a força de vendas que nós vislumbramos no trabalho da área de Growth & Innovation da Smollan iTrade, que faz a curadoria do que há de mais eficiente em soluções para as tendências de consumo que vivenciamos em todos os nossos países de operação”, detalha Stenio Souza, CEO da Smollan iTrade. “Mais do que nunca os consumidores se relacionam com o propósito e com a experiência das marcas que elegem para as suas vidas. E nesse ambiente dinâmico em que vivemos, é preciso que os representantes dessas empresas em todos os pontos de contato estejam envolvidos em projetos de capacitação contínua que entreguem com agilidade atualizações não apenas técnicas – de lançamentos, por exemplo – como também comportamentais de maneira alinhada à sua cultura”.

A auditoria global da Nespresso conta com a prática de Mystery Shopper, uma ferramenta utilizada para avaliar a performance do atendimento dos promotores e vendedores de lojas parceiras aos consumidores da marca. Essa atividade é exercida para analisar os resultados da implementação de ferramentas e ações voltadas ao treinamento e capacitação de promotores. E com a chegada do aplicativo esse processo será mais ágil e fácil.

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