Skip to main content

A Nintendo anunciou no último dia 16 de Fevereiro, na semana passada, que esse é o último ano de funcionamento das lojas online do Wii U e do 3DS, dois consoles clássicos da marca. Para a tristeza dos fãs, os eShops vão ser fechados oficialmente em março de 2023 segundo as informações divulgadas pela empresa.

O fechamento das lojas virtuais marcam de vez o processo de fim da vida útil de ambos os consoles. Sendo um processo natural em marcas de video game, a marca não deve continuar dando atenção para os produtos mais antigos, como os dois aparelhos que terão suas lojas virtuais fechadas.

De qualquer modo, isso tudo não é uma surpresa muito grande, ainda que desegradavel para muitos jogadores. A Nintendo já havia parado de fabricar o 3DS em 2020, enquanto o Wii U parou em 2017. Com o portátil e o console parando de sair das fábricas da marca, já era esperado que uma hora ou outra as atividades dos eShops também parasse.

Vale lembrar que, ainda que isso sinalize o fim da vida útil dos dois aparelhos da empresa, os jogadores que gostam de se divertir com os amigos nos games do portátil e do console não serão impedidos. Segundo a própria Nintendo, impedir que os servidores online continuem funcionando não está nos planos.

O Nintendo Switch, console portátil mais recente lançado pela Nintendo, não será afetado pela decisão. É importante mencionar que muitos jogos lançados tanto para Wii U quanto para 3DS estão disponíveis no aparelho lançado em 2017. Sendo assim, aqueles que querem aproveitar o catálago vasto dos dois aparelhos, talvez devam começar a olhar mais para o Switch.

Leave a Reply