Depois de dois anos de abraços e encontros virtuais, a NIVEA realizou, neste mês, o Mutirão da Beleza, primeira iniciativa de voluntariado presencial com colaboradores. A ação faz parte das comemorações do mês do idoso e foi realizada em 7 de outubro, no Instituto Velho Amigo, organização parceira da marca, que acolhe e desenvolve atividades com idosos e seus cuidadores. No encontro, colaboradores participaram da programação com os idosos atendidos pelo projeto e puderam compartilhar histórias e experimentar o cuidado da NIVEA através do toque humano.
Funcionários da NIVEA de diversas áreas de atuação se voluntariaram e cederam um tempo de trabalho para mostrar e explicar a importância de uma rotina de cuidados com a pele para os idosos assistidos pelo Instituto Velho Amigo, em Heliópolis. Foram apresentados os principais produtos da NIVEA – a famosa latinha azul de NIVEA Creme, o hidratante multibenefícios NIVEA Milk, o sabonete NIVEA Creme Care e o protetor solar Protect&Hidrata. Os voluntários apresentaram, por meio de rodas de conversa sobre autoestima, trocas entre gerações e toque de carinho, os principais benefícios de manter uma pele madura hidratada e protegida.
“Hoje sentimos o propósito, o cuidado e vemos que realmente a gente consegue fazer a diferença na vida de muita gente. Eu sempre vejo nessas horas que a gente não só toca as vidas das pessoas, mas as pessoas tocam as nossas também de alguma forma. Essa transformação e troca realmente valem a pena”, afirma a head de Trade e Marketing para Norte e Nordeste, Ligia Annunziato, que desde o começo de 2021 lidera a Agenda de Propósito na NIVEA.
Ações no mês do idoso
O Mutirão da Beleza foi a segunda ação realizada em comemorações ao mês do idoso, celebrado mundialmente em outubro. Em 30 de setembro, foi dado o pontapé inicial para as atividades no espaço do Instituto que é apoiado pela NIVEA.
Foram feitas rodas de conversa entre convidados do time NIVEA e os idosos que discutiram a importância de grandes marcas investirem em projetos sociais voltados para a terceira idade e seus cuidadores. No final do evento foi possível levar uma lembrança do instituto produzida pelos idosos em oficinas de artesanato.
Daniela Medeiros, colaboradora e voluntária da NIVEA, diz:
“Eu participei do Abraço Virtual no começo do ano e foi incrível. Me conectei com a Luzinete, uma das beneficiárias do Velho Amigo, e compartilhamos por vídeos as nossas afinidades. Hoje, a vida me deu mais um presente, que foi a oportunidade de conhecê-la pessoalmente e o abraço virtual virou um abraço físico.”
Propósito na prática
Especialista em cuidados com as pessoas há mais de 110 anos, NIVEA tem em seu propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões o objetivo de transformar vidas por meio de parcerias com organizações do terceiro setor. As transformações também são realizadas na cultura interna da companhia. A NIVEA, por meio da sua holding, Beiersdorf, promove iniciativas do propósito Cuidado Além da Pele incentivando o envolvimento e a vivência do propósito na prática pelos seus times:
· Grupos de Afinidade: coletivos formados por colaboradores que compartilham interesses em comum para dialogar sobre transformações positivas na companhia. Hoje, a empresa conta com grupos que debatem temas sobre Equilíbrio Vida-Trabalho, Sustentabilidade e Meio Ambiente e Diversidade, Equidade e Inclusão, com divisões em Raça, Equidade de Gênero, LGBTQIA+, Gerações e Pessoas com Deficiência.
· Círculos de Propósito: acredita-se que quando uma pessoa conhece os seus propósitos, a vida passa a fazer muito mais sentido. Estes encontros em pequenos grupos, guiados por especialistas facilitadoras, promovem reflexões e trocas de experiências pessoais e coletivas na descoberta de propósitos individuais;
· Programa de Voluntariado Corporativo: iniciativa para envolver colaboradores em atividades com as organizações parceiras e estimular que vivam os propósitos na prática.
As primeiras ações do programa de voluntariado, denominadas Abraço Virtual, ocorreram em abril e em maio, também com o Instituto Velho Amigo em uma troca de mensagens por vídeo entre os idosos e os profissionais da NIVEA. “Essa é a terceira vez que participo ativamente do nosso programa de voluntariado e é uma experiência incrível e transformadora. Poder falar com todas essas pessoas e levar o nosso toque de carinho foi uma experiência maravilhosa”, comentou Juan Pablo Leymarie, diretor de Recursos Humanos da NIVEA.
Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!