Skip to main content

Você sabia que dia 29 de agosto é celebrado o Dia Internacional do Gamer. No dicionário popular, o termo ‘gamer’ não é só aquele que joga. É aquele que sofre com o modo história, que lamenta a morte do personagem, que se irrita com o game, mas não nunca o abandona! Os games já fazem parte de um verdadeiro gamer e, por isso, a HyperX resolveu perguntar a quatro grandes influenciadores a importância dos games em suas vidas.

O time de influenciadores da HyperX está escalado com Damiani, YoDa, Baiano e Nyvi Estephan. Eles fazem parte dos mais de 2,7 bilhões de pessoas que têm os jogos como lifestyle, ou seja, a ‘parada’ é viver pelos jogos. E não se assuste, pois o mercado de jogos e seus seguidores chega a movimentar US$ 159,3 bilhões – cerca de 9,3% a mais que em 2019.

Para começar, Gustavo Gomes, o famoso ‘Baiano’, é ex-player profissional de LoL (League of Legends) e foi o primeiro brasileiro a jogar profissionalmente fora do país. Que moral, hein! Baiano tem uma boa história de superação, já que superou um tumor, a depressão e diversas cirurgias, para hoje levar alegria e muito conteúdo aos mais de 433 mil inscritos na Twitch.

“Eu comecei a jogar com uns 10 anos, no Super Nintendo, mas percebi que amava mesmo jogar quando lançaram os jogos online, que nos permitiam competir e ganhar de outras pessoas. Com 15 anos venci um torneio de Dota e recebi R$100 de premiação. Foi ali que eu vi que dava pra sonhar em trabalhar com games”, recorda Baiano. “No começo, quando comuniquei minha família que queria trabalhar com isso, não aceitaram, pois não tínhamos referências de pessoas que viviam disso. O tempo passou e hoje eles sabem que é algo sério, que é minha paixão. Não consigo imaginar minha vida sem os games”.

 

O segundo convidado da HyperX para o Dia Internacional do Gamer foi Guilherme Damiani, apresentador do canal do YouTube Damianizando, que já conta com mais de dois milhões de inscritos, e traz diversos conteúdos sobre games, animes, memes e o dia corrido de um gamer. Dami lembra que seu primeiro contato com videogame foi aos dois anos, quando ganhou um Mega Drive com uma fita de Sonic 2, presente de seu pai e que marcou completamente a vida de Guilherme.

“Como eu comecei a jogar muito novo, tudo na minha vida sempre girou em torno dos games. Aprendi inglês, consegui me comunicar com jogadores de outros países, fiz amigos na internet e comecei a trabalhar. Na quinta série eu gravava e vendia disquetes com emulador de Game Boy e jogos do Pokemón”, recorda.

O influencer ainda conta que sempre teve o apoio de sua família em suas empreitadas e aceitou a decisão de Damiani se tornar um gamer profissional, mas é claro que, com uma única condição: ajudar a pagar as contas de casa.  

“Eu trabalhava com um camelô no Rio de Janeiro e, nessa época, comecei a fazer conteúdos de games na internet. Vi que dava pra ganhar dinheiro com isso e deixei o trabalho com o camelô e investi em meu canal no YouTube enquanto fazia alguns bicos de edição e filmagem de festas e casamentos. Chegou uma hora que consegui focar apenas em meu canal e outros conteúdos online. Hoje não me vejo trabalhando com outra coisa”.

 

Agora é a vez da prata da casa! Nyvi Estephan, apresentadora do HyperX Drive e integrante do time de Heróis HyperX, já se destaca no cenário dos jogos há muito tempo. Já foi eleita a melhor apresentadora de e-Sports da América Latina e a 3º do mundo no Esports Awards. Nyvi conta que sua história com o controle começou a partir do Super Nintendo, quando se reunia com seus irmãos para jogar e, logo de cara, já se apaixonou!

“Eu passava a noite pensando como ia terminar aquela fase e esperando ansiosamente para poder voltar da escola e jogar novamente”.

Com o passar do tempo e com um trabalho fixo, a apresentadora percebeu que não queria nada daquilo e resolveu criar coragem para seguir com a sua tão sonhada carreira gamer.

“Comecei organizando e apresentando campeonatos como hobby e tudo foi acontecendo muito rápido. Recebia diversos convites e, quando a ficha caiu, eu já estava trabalhando em torneios e eventos oficiais”, relembra.

Nyvi também não teve resistência de sua família, pois já era graduada e tinha um trabalho paralelo. “Me demiti do outro emprego depois de um ano que já estava trabalhando com games e percebi que conseguiria me sustentar apenas como apresentadora. Nem um apocalipse zumbi me faria desistir dos jogos”.

 

E por último e não menos importante, o grande Felipe Noronha, mais conhecido como YoDa, é ex-jogador profissional de LoL, companheiro de Nyvi como Héroi HyperX e um dos principais streamers do país, seja em números de seguidores em seu canal e redes sociais ou em números de audiência durante suas lives.

“Percebi que amava os games quando ganhei meu primeiro Nintendo, mas só me dei conta que viveria disso quando, aos 17 anos, saí de casa para jogar em um time amador de eSports. Depois, tive oportunidades nos principais times de LoL do país”

Bicampeão da categoria ‘Personalidade do Ano’ no Prêmio eSports Brasil, é idealizador do projeto social YoGamers do Bem, iniciativa beneficente que leva formação em tecnologia e games para estudantes de escolas públicas.

“Foi desafiador explicar para minha família que eu iria trabalhar com games, mas sempre tive certeza do que queria pra minha vida. Eles passaram a me apoiar e, se eu não fosse gamer, estaria marchando na Academia de Polícia Militar do Barro Branco”.

Leave a Reply