Skip to main content

Resistência sob o sol e a chuva, nado sincronizado na multidão, saltos no refrão da música preferida, maratona entre palcos. Assim como atletas de alta performance, os fãs de festivais, fantletas, como são chamados por Budweiser, treinam para dançar horas seguidas e competir pelo melhor lugar diante de seus ídolos. É esse paralelo entre o mundo esportivo e o público dos shows que Bud, a cerveja patrocinadora dos maiores festivais de música do planeta, revela agora.

O novo filme da marca foi produzido pelos escritórios de São Paulo e Nova York da Wieden&Kennedy, agência global de Bud. A comunicação traz uma série de imagens reais de festivais pelo mundo, repletos de fãs em situações que lembram esportes olímpicos metaforicamente, tudo ao som de We Are The Champions, clássico da banda Queen, e um dos maiores sucessos musicais de todos os tempos. Essa é a primeira ação de uma campanha global que promete, este ano, várias surpresas para os fantletas do mundo inteiro.

 

“Budweiser é a cerveja que está por trás da música e sempre busca uma forma de homenagear os fãs que se esforçam, e até fazem sacrifícios, para irem a festivais mostrar a paixão por seus ídolos. Para a marca, essas pessoas são verdadeiros atletas praticando seu esporte preferido, que é se divertir e se emocionar nos shows”, diz Mariana Santos, diretora de Budweiser no Brasil.

 

O pontapé inicial da campanha foi feito em março, durante o Lollapalooza, em São Paulo, quando o influenciador Fernando Medeiros foi convocado como técnico dos “fãtletas”. Durante o festival, o ex-BBB e hoje comentarista de basquete ensinou os fãs a se prepararem para modalidades como “100 metros rasos até o palco”, “escalada de barricada” e “levantamento de amigo”.

 

“Budweiser é sinônimo de música. Há décadas, é a cerveja oficial dos maiores festivais do mundo. Com os Jogos Olímpicos chegando, queríamos homenagear um tipo diferente de atleta, aqueles que mantêm a chama da música acesa: os fãs. Porque, quando você para para olhar, ser fã também é um esporte de alta performance”, destaca Alexandre Giampaoli e Humberto Cunha, diretores criativos globais da Wieden +Kennedy para Budweiser.

 

A estratégia 360 contempla além do filme, mídia exterior, impresso e digital. A campanha inclui sua própria equipe de fantletas, que ganhou uniformes exclusivos em parceria com a PACE, uma marca brasileira que mistura streetwear e roupas esportivas. O conjunto é composto por camisas, calças, shorts e uma jaqueta. Eles são especialmente projetados para suportar uma maratona de shows: joelhos reforçados para deslizar na lama, acolchoamento nos ombros para carregar outros fãs, bolsos térmicos para manter a Bud sempre gelada, um zíper com abridor de garrafas e material à prova d’água em caso de chuva. Confira o filme da campanha.

Ficha técnica

CLIENT NAME: BUDWEISER

CLIENT: Budweiser / AB InBev

PROJECT NAME: Fanthletics

CLIENT CONTACTS: Andre Mota| [email protected]

LAUNCH DATE: 04/11/2024

BUDWEISER

VP, GLOBAL BRANDS: Richard Oppy

GLOBAL MARKETING DIRECTORS: Lia Bertoni

VP MARKETING, BRAZIL Dani Wakswaser

GLOBAL BRANDS VP Felipe Cerchiari

HEAD OF MARKETING, BRAZIL Mariana Santos

STRATEGY MANAGER, BRAZIL André Mota

BRAND EXECUTION MANAGER Cibele Nunes

MEDIA DIRECTOR Stella Lopes

MEDIA LEAD Aline Castro

CULTURE & RELATIONSHIP LEAD Renata Pimentel

EXPERIENTIAL LEAD Priscila Diniz

MARKETING ANALYST Theodora Farran

MARKETING ANALYST Barbara Marques

MARKETING ANALYST Marcos Madeira

MEDIA ANALYST Pedro Olagbaju

WIEDEN+KENNEDY SP

CCO Rodrigo Jatene
MANAGING DIRECTOR Camila Hamaoui
CREATIVE DIRECTOR Alexandre Giampaoli, Humberto Cunha
ART DIRECTOR Vitor Chagas
DESIGNER Djavan Amorim
COPYWRITER Gabriel Barberio
ART ASSISTANT Edwirgs Vargas
PROJECT MANAGER Roberta Guzzardi
ACCOUNT Georgia Leite, Beatriz Vianna, Juliana Ortega
STRATEGY Andre Troster, Diana Junqueira,
HEAD OF INTEGRATED PRODUCTION Patricia Gaglioni
EXECUTIVE PRODUCER Marcelo Negri
PRODUCTION MANAGER Cacau Florentino
SPECIAL PROJECTS Fernanda Segura, Caio Barion

WIEDEN+KENNEDY NY

GLOBAL CHIEF CREATIVE OFFICER Karl Lieberman
CHIEF EXECUTIVE OFFICER Neal Arthur
STRATEGY Joe Bae
BUSINESS AFFAIRS: Kevin Cabanayan, Paul FitzGerald
COMMS PLANNING: Javaad Beg

WIEDEN+KENNEDY PORTLAND

CCO Felipe Ribeiro

HERO
PRODUCTION COMPANY Joint Editorial São Paulo

EXECUTIVE PRODUCER Patricia Gaglioni, Fernanda Segura

PHOTO Getty Images, Murilo Bezescky

PHOTO AI TREATMENT Studio by Rise NY
POST PRODUCTION COMPANY Joint Editorial São Paulo

EDITING ` Rodrigo Lazzareschi Aranha, Gabriel Santana

POST PRODUCTION COORDINATION Fernanda Segura

MOTION GRAPHICS Rodrigo Lazzareschi Aranha

COLOR GRADING Gabriel Santana

AUDIO PRODUCTION COMPANY Satelite Audio

MUSIC DIRECTION Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi

ACCOUNT MANAGER Fernanda Costa, Karen Nakamura

MUSIC PRODUCTION Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Thiago Colli,
Koitty, Charly Coombes, Alexandre Avicena,
Pedro Pelotas e Nando Diniz

FINISHING Carla Cornea, Vithor Moraes, Arthur Dossa, Iran Ribas, Andre Giannini e Esteban Romero

AUDIO PRODUCTION COORDINATION Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira e Mariana Tardelli

PHOTOS BUDWEISER FT PACE

PRODUCTION COMPANY Kaus Film

PHOTOGRAPHY Vivi Bacco

EXECUTIVE DIRECTOR Thiago Mascarenhas

EXECUTIVE PRODUCER Camilla Martinez

MAKING OF Henrique Barreto

PHOTO RETOUCH Ricardo Moreira
POST PRODUCTION COMPANY Joint Editorial São Paulo

EDITING ` Rodrigo Lazzareschi Aranha, Gabriel Santana

POST PRODUCTION COORDINATION Fernanda Segura

MOTION GRAPHICS Rodrigo Lazzareschi Aranha

COLOR GRADING Gabriel Santana

 

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn.
#ADDSomethingNew #ADNewsOficial #ADGroupBR