Skip to main content

O WhatsApp, pertencente à Meta, anunciou sua decisão de criar uma nova ferramenta chamada “Comunidades”. A ideia da mudança é a possibilidade de criação de grupos com um maior número de pessoas – atualmente, o limite disponível é de 256 participantes.

A novidade é parecida com a de outros aplicativos de mensagem como o Telegram, que permite canais com centenas de milhares de pessoas. Entretanto, a empresa comunicou que o recurso só será lançado após o segundo turno das eleições que devem ocorrer no país no fim do ano.

A medida gerou polêmica entre Bolsonaro e o Tribunal Superior Eleitoral, onde o presidente afirmou que a decisão fez parte de um acordo feito entre o WhatsApp e o TSE. No entanto, o ministro das Comunicações, Fábio Faria (PP), afirmou que a decisão ocorreu dentro da própria empresa para conter a desinformação e disparo de mensagens políticas em massa que geraram investigações no passado.

Fábio Faria é multado em R$ 10 mil por propaganda eleitoral antecipada |  Jovem Pan
Ministro das Comunicações Fábio Faria. Imagem: Reprodução/Jovem Pan

Confira a nota divulgada pelo WhatsApp:

“Como parte de seu diálogo constante com as autoridades dos países em que atua, o WhatsApp participou hoje (27.abr) de uma reunião com o governo brasileiro para fornecer mais informações sobre o recurso Comunidades e os planos da empresa para sua implementação no país. De acordo com o calendário já divulgado, a implementação da funcionalidade no Brasil ocorrerá somente após o período eleitoral. 

É importante ressaltar que a decisão sobre a data de lançamento deste recurso no Brasil foi tomada exclusivamente pela empresa, tendo em vista a confiabilidade do funcionamento do recurso e sua estratégia de negócios de longo prazo. Essa decisão não foi tomada a pedido nem por acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Como já informado previamente, o WhatsApp assinou um memorando de entendimento com o TSE no início deste ano que inclui, por exemplo, um chatbot, um canal de denúncias para contas suspeitas de disparos massivos e treinamentos para a equipe da justiça eleitoral. Entre outras plataformas digitais, a empresa também é signatária do Programa de Enfrentamento à Desinformação desde 2019. No entanto, nenhum desses acordos com o WhatsApp faz referência à funcionalidade Comunidades ou ao seu momento de lançamento, pois esse tipo de decisão cabe à empresa.

Por outro lado, nos últimos anos, o WhatsApp fez uma série de parcerias estratégicas com o governo brasileiro que, de acordo com os próprios ministérios e órgãos vinculados, trouxeram eficiência na comunicação do governo e impactaram positivamente milhões de brasileiros, como o chatbot com o ministério da Saúde no início da pandemia e a conta oficial da CAIXA no WhatsApp para a comunicação com os beneficiários do Auxílio Emergencial. 

Estamos no início do desenvolvimento de Comunidades para o aprimoramento do recurso antes de passar à etapa de lançamento global, o que não acontecerá por vários meses. Continuaremos a avaliar o momento exato para o lançamento da funcionalidade no Brasil e comunicaremos a data quando estiver definida. Reafirmamos que isso só acontecerá após as eleições de outubro”.

Quer saber mais? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!

Leave a Reply