Skip to main content

Você sabia que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens? E que cerca de 75% dos casos acontecem em homens com mais de 65 anos? A idade é o principal fator de risco para a doença, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Por isso, o novembro azul é o mês da conscientização desta doença.

Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a saúde masculina não só durante o novembro azul, mas por todo o ano, a divisão farmacêutica da Bayer anuncia o lançamento do site “Bayer Para Homens“.

Além disso, o site traz a campanha “E aí, vai encarar? Encara de Frente”, para promover conscientização e incentivar os homens nos desafios de cuidar da saúde. A campanha é apoiada pelo Instituto Lado a Lado pela vida.

Novembro Azul: Bayer lança site e campanha para ajudar na conscientização sobre câncer de próstata
Imagem: Divulgação/Bayer

“Queremos levar informação confiável e que ajude a acabar de uma vez por todas com tabus que envolvem a saúde masculina. O exame digital da próstata, popularmente conhecido como exame de toque retal, ainda é alvo de preconceito e precisamos derrubar isso”. comenta Rodolfo Ferreira, diretor da área de oncologia da divisão farmacêutica da Bayer.

Para potencializar o alcance do público no novembro azul, a Bayer, em parceria com o site de notícias esportivas Lance!, vem promovendo debates com personagens-símbolos do esporte nacional. Em um bate-papo descontraído, eles compartilham informações sobre carreira e a importância dos cuidados com a saúde.

A campanha promoverá ações no Grande Prêmio, site sobre automobilismo. Vale lembrar que a ação será potencializada porque o País sediará uma etapa do maior evento de automobilismo internacional, o GP do Brasil de Fórmula 1.

Além disso, haverá pela primeira vez uma parceria institucional entre a Bayer e a empresa de cosméticos Dr. JONES.

KIT ENCARA DE FRENTE | Dr. JONES
Imagem: Divulgação/Dr. JONES

O Bayer Para Homens também traz conteúdos como autocuidado, alimentação saudável, saúde mental e lazer. Entre as interatividades disponíveis no site, há o Placar da Saúde. A ferramenta apresenta um quiz que estimula os usuários a encararem de frente os cuidados básicos com a saúde e bem-estar.

Importância dos exames

De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), para 2021, são estimados 65.840 novos casos de câncer de próstata, o que corresponde a 29,2% dos tumores no sexo masculino.

O cuidado com a saúde é fundamental já que a doença é silenciosa em seu estágio inicial. O problema é que ainda há bastante preconceito envolvendo o exame digital da próstata, uma etapa importante para o diagnóstico precoce do câncer.

Além da idade, outros fatores de risco para a doença incluem: pele negra, histórico familiar, estilo de vida não saudável, sobrepreso e obesidade.

A detecção da doença em seu estágio inicial vem acompanhado de chances de cura na casa dos 90% se tratado de forma adequada. Especialistas alertam sobre a importância de procurar um urologista a partir dos 45-50 anos de idade e discutir a melhor estratégia para prevenção para cada paciente.

Em caso de diagnóstico confirmado, a escolha do tratamento deve ser realizada de forma individualizada pelo profissional que acompanha o caso. É importante que o paciente tenha um papel ativo no processo decisório, manifestando seus objetivos de vida, encarando dificuldades ao longo do seu tratamento e buscando opções que impactem menos a sua qualidade de vida.

Leave a Reply