Skip to main content

Facebook, Instagram e WhatsApp estão mais uma vez acessíveis, mais de seis horas depois que os usuários relataram pela primeira vez uma grande interrupção que tirou os do ar nesta segunda-feira. Alguns dos serviços ainda não estão funcionando totalmente – por exemplo, alguns usuários ainda relatam problemas ao postar novo conteúdo no Instagram.

“Para a enorme comunidade de pessoas e empresas ao redor do mundo que dependem de nós: sentimos muito”, disse o Facebook em um comunicado. “Temos trabalhado muito para restaurar o acesso aos nossos aplicativos e serviços e estamos felizes em informar que eles estão voltando a ficar online agora. Obrigado por nos aguentar.

O Facebook não divulgou o que deu errado.

Todas as três plataformas pararam de funcionar pouco antes do meio-dia ET, quando os sites e aplicativos para os serviços do Facebook estavam respondendo com erros de servidor. Relatórios no DownDetector.com mostraram que as interrupções pareciam ser generalizadas, mas não estava claro quantos usuários não conseguiam acessar os aplicativos.

ThousandEyes, um serviço de monitoramento de rede de propriedade da Cisco, disse em um e-mail que a interrupção foi o resultado de uma falha de DNS. DNS, abreviação de Domain Name System, é como uma lista telefônica para sites.

A interrupção marcou o período de inatividade mais longo do Facebook desde 2008, quando um bug deixou o site offline por cerca de um dia, afetando cerca de 80 milhões de usuários. A plataforma atualmente possui 3 bilhões de usuários.

Mike Schroepfer, diretor de tecnologia do Facebook, se desculpou em um comunicado postado no Twitter.

“Sinceras desculpas a todos os afetados por interrupções nos serviços do Facebook agora”, escreveu Schroepfer. “Estamos enfrentando problemas de rede e as equipes estão trabalhando o mais rápido possível para depurar e restaurar o mais rápido possível.”

Em 2019, uma interrupção semelhante durou cerca de uma hora. O Facebook culpou uma mudança na configuração do servidor por essa interrupção.

A interrupção ocorre um dia depois que o denunciante, que vazou uma pesquisa interna privada para o The Wall Street Journal e o Congresso dos EUA, se revelou antes de uma entrevista com o “60 Minutes”. Os documentos, relatados pela primeira vez em uma série de histórias do Journal, revelaram que os executivos da empresa compreenderam os impactos negativos do Instagram entre os usuários mais jovens e que o algoritmo do Facebook permitiu a disseminação de desinformação, entre outras coisas.

As ações do Facebook fecharam quase 5% no dia.

As ações do Facebook fecharam em queda de 4,89% na Nasdaq, negociadas a US$ 326,23, menor valor desde o começo de junho, em meio às denúncias contra a rede social. O volume financeiro somou US$ 41,5 milhões, quase três vezes acima do movimentado na sexta-feira.

Esta notícia está se desenvolvendo. Por favor, volte para atualizações.

Leave a Reply