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O porquê todo criativo deve utilizar áudio em suas campanhas

O áudio vem se tornado um elemento fundamental para as campanhas publicitárias, já que traz experiências únicas e pessoais para cada ouvinte.

Não muito tempo atrás, copywriters juniores tiveram que se esforçar, começando de baixo e escrevendo anúncios de 60 segundos para rádio terrestre – uma tarefa que redatores experientes não queriam participar. Mas agora a criação de uma campanha de áudio não é um reflexo do baixo desempenho – é uma oportunidade muito procurada para conectar sua marca em vários mundos sem tela.

Para criativos, a publicidade em áudio é uma forma de criar experiências únicas para o ouvinte. Você não está projetando para telas, você está projetando para viagens, sessões de limpeza nas manhãs de sábado e festas em telhados. Você está construindo pontes entre anfitriões de podcast e startups diretas ao consumidor. Conforme nosso futuro sai dos monitores, os criativos precisam pensar além dos pixels.

Crie mensagens personalizadas num mundo com pessoas diversas

Os meios de publicidade de áudio digital (como escuta conectada em casa e anúncios de voz) oferecem um mundo de personalização e narrativa criativa que os canais lineares não podem se igualar.

A mídia social nos deu problemas de dependência de algoritmo e esperamos que a publicidade seja adaptada às nossas preferências e hábitos de escuta. A maleabilidade na produção auditiva abre as portas para oportunidades criativas. Para campanhas com mensagens urgentes, o áudio oferece soluções flexíveis para atualizações em tempo real. Dado o aumento da escuta doméstica, tal flexibilidade foi particularmente importante durante a pandemia, onde o áudio provou ser um veículo rápido e eficiente para mensagens em constante mudança.

Por exemplo, o Studio Resonate fez parceria com o Ad Council para criar campanhas de conscientização sobre mudança de máscara e atualizações de vacinas. O objetivo era atingir uma ampla gama de americanos e abordar um espectro de emoções em relação às vacinas.

“O áudio provou ser 36% mais memorável do que o vídeo, mas requer uma abordagem diferente”.

Ao considerar como abordar tantos públicos diferentes com um comunicado pró-vacina, exploramos percepções culturais por meio de “transculturação” para criar plataformas de mensagens que ressoaram. A transculturação envolve a adaptação de texto, música e referências culturais para garantir que as campanhas criativas repercutam no lugar correto. Você também pode entender melhor a transculturação por meio da trilha de Princípios Criativos do Studio Resonate (parte da plataforma de e-learning da SXM Media, AQ Academy). Descubra uma série de vídeos educacionais curtos, que abordam nuances específicas do áudio digital para inspirar a criatividade.

Construa conexões com o som

Toda marca é visual quando você está olhando para o logotipo, mas o que acontece quando você remove elementos visuais ou está tentando alcançar um público com deficiência visual? Enfatizar demais as comunicações visuais pode significar a morte para as marcas em um mundo onde estamos assistindo menos e ouvindo mais.

O som da sua marca pode fornecer uma oportunidade de se conectar com os espectadores em um nível emocional, ecoando com o seu público em momentos de ouvir podcast ou escapadas alegres realizadas por meio da música. Em um estudo com a Neuro-Insight, a Pandora descobriu que os anúncios de streaming de áudio na categoria de beleza têm níveis mais altos de repercussão e lembrança da marca quando comparados a outras mídias.

Isso convida a uma nova dimensão de criatividade e design, em que os ouvintes irão inconscientemente se pintar na cena que está sendo ilustrada em suas mentes. O áudio provou ser 36% mais memorável do que o vídeo, mas requer uma abordagem diferente. E os criativos devem ficar entusiasmados com isso. Os redatores podem criar cenas ilustradas por design de som, que usa o tempo, ao invés do espaço. A natureza íntima auditiva oferece oportunidades envolventes e cativantes por meio do design de som espacial para atrair os ouvintes para a sua cena. Os designers também devem avaliar como a paleta sônica é consistente com a linguagem visual nas diretrizes da marca.

Embora o áudio possa parecer um novo meio para alguns criativos, é uma habilidade adjacente ao que você já está fazendo. Você pode encontrar mais detalhes sobre como escrever para marcas visuais e o poder da escuta 3D na trilha de princípios criativos da AQ Academy.

Considere uma estratégia que vai além dos fones de ouvido

À medida que nos ajustamos a vidas híbridas e planos de mídia flexíveis, o áudio deve ser considerado uma oportunidade para aprimorar e fortalecer as campanhas com fluidez. Um pensador inventivo integrado precisa pensar mais do que apenas incorporar o social em sua campanha.

A experiência conectada deve unir tudo, desde a escolha do artista de voz no comercial de TV até a música em espera na linha de atendimento ao cliente. Como criativos, é nossa responsabilidade conectar esses pontos e trazer oportunidades inovadoras para nossos clientes.

As aplicações do mundo real da estratégia sônica convidam a possibilidades infinitas de engajamento, narrativa e diversidade nas mensagens. Se você está planejando uma ativação experiencial para a “grande reabertura”, espero que o design de som tenha sido incorporado a ela, mas você mapeou a jornada sônica do cliente? Onde estão seus pontos de contato de marca e o que há na sacola de brindes sônica? Como você garantirá que isso seja inclusivo para todos os participantes? Fundamentalmente, como você está usando o som para aprimorar a experiência de sua campanha?

Uma prática de publicidade auditiva bem elaborada convidará o público a dançar entre as cenas dentro de suas mentes, os levará a uma jornada emocional e os levará a sentir algo em resposta. A melhor publicidade em áudio não é sobre os ouvidos, mas sobre o que há entre eles.

Texto traduzido do portal Adweek.

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