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Um dos privilégios de trabalhar em Marketing na Visa é o fato de a empresa ser patrocinadora global de alguns dos eventos esportivos mais importantes do mundo: Copa do Mundo da FIFA, Olimpíadas e NFL (National Football League). Entrei na empresa em 2016 e foi incrível presenciar, naquele ano, o engajamento de muitos funcionários como voluntários para a operação dos Jogos Olímpicos 2016 do Rio de Janeiro. Também tive o privilégio de viajar para a Rússia acompanhando dois grupos de consumidores que ganharam pacotes para ver os jogos da Copa do Mundo da FIFA de 2018.

Aprendi muito sobre como ativar esses ativos tão valiosos – e posso dizer que a Visa faz isso com excelência. Vivi (ou melhor, sofri) a angústia de ver os jogos de Tóquio, que deveriam ter sido realizados em 2020, serem adiados. Mas, claro, compartilhando da decisão tomada, pois a segurança de todos deve e sempre será prioridade. Um de nossos mais fortes valores é a segurança, e isso não é negociável.

Mesmo diante de um cenário tão desafiador devido às restrições impostas pela pandemia, os Jogos Olímpicos de Tóquio, enfim, estão começando. E eu queria aproveitar para contar um pouco sobre nossa ativação neste evento, em especial sobre os atletas patrocinados pela empresa, um grupo que chamamos de Team Visa.

São 102 atletas de 54 países diferentes e 28 modalidades. Esse é o maior e mais diverso grupo de atletas olímpicos e paralímpicos de todos os tempos na Visa. Representando o Brasil temos o Gabriel Medina, do surfe, Daniel Dias, da natação paralímpica, e Alison Cerutti, do vôlei de praia.

Nossa estratégia é de apoiar esses atletas para dar voz e refletir sobre o significado dos jogos, tangibilizar valores como determinação e paixão e celebrar o poder do esporte como elemento transformador na vida das pessoas. 

Alguns atletas que fazem parte do Team Visa

Nesse ciclo até Tóquio, a jornada foi mais longa do que os habituais quatro anos, o que reforçou ainda mais a necessidade de dedicação e resiliência dos atletas. Demos protagonismo a alguns deles para divulgar a mensagem do “fique em casa” nos primeiros meses da pandemia, mostrando a rotina de treino adaptada em suas casas. 

O desafio foi especialmente grande para nosso campeão paralímpico e recordista mundial de natação Daniel Dias, que se viu longe das piscinas nesse período de isolamento social e teve que improvisar sua preparação física. Como ele mesmo disse, foi um momento em que se “sentiu um peixe fora d’água”.

A campanha “This isn’t easy” mostrou cenas de treinamento dentro de casa, com diversos atletas performando movimentos difíceis. No fim dos vídeos, os atletas terminam lavando suas mãos ou passando álcool em gel – e dizendo que esse gesto, sim, é fácil de fazer.

Talvez a parte mais curiosa seja uma iniciativa que vai além dos jogos: neste ano, vamos torcer por dois atletas que, além de competirem em suas modalidades, são funcionários da Visa! Eles participam de um programa de desenvolvimento de dois anos especificamente voltado para atletas. Nesse período, eles fazem um rodízio por diversas áreas da empresa e exploram uma carreira profissional fora do esporte. Vamos ficar de olho neles: Mikel Thomas (Trinidad e Tobago, atletismo) e Ryan Neiswender (EUA, basquete em cadeira de rodas).

Esse é um bom exemplo de utilização dos assets de patrocínio da Visa. Além dos jogos em si e da associação de marca, demos um passo histórico ao nos associarmos com atletas de diversos países. O acerto é ainda maior ao colocar palavras como diversidade e inclusão em prática de verdade.

Que comecem os jogos! E que o espírito de superação possa contagiar todas as pessoas no mundo num momento em que essa palavra se faz tão importante e esperada.

E, obviamente, vai Brasil!

Sérgio Giorgetti, VP de Marketing da Visa

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