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Camila Pessanha

Jornalista / Gerente Public Relations, Digital PR e Branding Marketing na Imagem Corporativa

Quando falamos em marketing é praticamente impossível não falar o nome de Philip Kotler. O Americano, considerado o maior especialista em Marketing, tem uma trajetória incrível, tendo prestado consultoria nas áreas de planejamento estratégico, marketing internacional e estratégias para grandes empresas como: IBM, Motorola e Bank of America.

A influência de Philip Kotler para o marketing no mundo todo foi tão grande que suas ideias são muito utilizadas nos dias de hoje.

Conceitos como os 4 p’s do marketing são extremamente atuais e ajudam milhares de negócios a montar suas estratégias vencedoras no mundo do marketing. 

Nascido na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, em 1931, Philip Kotler primeiro cursou a Universidade DePaul por dois anos na sua cidade natal e fez seu mestrado na Universidade de Chicago. Após seu mestrado, Kotler conseguiu seu PhD em economia no Instituto de Tecnologia de Massachussetts, o MIT.

Somado aos dois diplomas em Economia, Kotler ainda fez um pós-doutorado na Universidade de Harvard em matemática e um em ciências comportamentais na Universidade de Chicago.

Em 1962, Kotler começou sua carreira como professor universitário na Kellog School of Management e em 1967 publicou, o que hoje é considerado a bíblia do Marketing, o livro  Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle. Essa publicação é altamente utilizada em diversos países em cursos de pós-graduação de negócios e marketing.

Desde de 1988 o americano é titular da cadeira de Marketing Internacional na Universidade de Northwestern, um dos mais importantes centros de estudos sobre negócios do mundo.

Philip Kotler explica que Marketing é um processo tanto administrativo quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam através da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor.

Conceitos de marketing segundo Philip Kotler:

Marketing 1.0

Esse é o tipo de marketing que a maioria das empresas opera. O Marketing 1.0 é sobre lucrar alcançando a mente das pessoas e oferecendo um serviço de boa qualidade.

Marketing 2.0

O marketing 2.0 é definido a partir pelo empenho que as empresas têm em conhecer melhor seus clientes e seu hábitos para assim fabricar e vender produtos e serviços que atendam melhor suas necessidades. As empresas analisam inúmeros dados para conhecer melhor sua audiência.

Marketing 3.0

No Marketing 3.0 as empresas não estão apenas interessadas em vender seus produtos mas também em fazer do mundo um lugar melhor. Neste estado as empresas apresentam três coisas: produtos, serviços e valor.

Marketing 4.0

Para Kotler esse é o estado mais avançado de Marketing. A ideia por trás do Marketing 4.0 surge da consolidação do mundo digital e da necessidade das empresas estarem presentes também nesse ambiente. Desta forma, somam-se aos demais conceitos a ideia do relacionamento próximo e personalizado com os consumidores, assim como o uso de dados.

Kotler explica que a maioria das empresas se encontra no Marketing 1.0 e que em vez de tentarem pular com a sua estratégia para o 4.0 elas devem ir gradualmente avançando até chegar no estado mais avançado.

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