Skip to main content
Eliane Munhoz

Eliane Munhoz, criadora do Blog de Hollywood, trabalhou em estúdios produtores de conteúdo como Sony, Paramount e Warner. Além do Blog, onde você fica sabendo tudo sobre os últimos lançamentos do cinema, séries de TV e streaming, premiações e red carpets, possui um quadro sobre o assunto na Manhã do Ronnie na Rede TV, e apresenta o Markket Cine no Canal Markket.

O oscar 2024 teve poucas surpresas. Como se esperava, Oppenheimer foi o grande vencedor da noite com sete estatuetas, inclusive filme, diretor (Christopher Nolan) e ator  (Cillian Murphy). Discordo da maioria delas, entretanto já era previsível que isso aconteceria.  Pobres Criaturas, o meu preferido, levou quatro prêmios. O mais importante deles, o de melhor atriz para Emma Stone. Foi uma ótima notícia, já que a categoria era a mais disputada entre Emma e Lily Gladstone, que é muito mais uma coadjuvante em Assassinos da Lua das Flores. Aliás, este e Maestro saíram de mãos abanando, o que é uma injustiça.

Destaques da premiação

Como nos velhos tempos, vários vencedores usaram sua premiação como palco para suas posições políticas. Jonathan Glazer, diretor do melhor filme estrangeiro Zona de Interesse, falou sobre a violência no Oriente Médio e traçou paralelos com a mensagem de sua produção. Mstyslav Chernov, diretor do documentário 20 Dias em Mariupol, falou sobre a guerra da Rússia com a Ucrânia.

  • Billie Eilish se tornou a vencedora mais jovem a conseguir dois Oscars, após vencer o Oscar de melhor canção com What was I Made for? , de Barbie (ela já tinha um por Sem Tempo para Morrer). Ao mesmo tempo, Hayao Miyazaki, aos 83 anos,  se tornou o vencedor mais velho na categoria de animação por O menino e a Garça.

  • I’m Just Ken (Barbie) pode ter perdido o Oscar de canção, mas o número musical liderado por Ryan Gosling foi histórico. Para mim, foi o melhor momento da festa.

  • A volta do formato de cinco antigos vencedores nas categorias de atuação para falar dos atuais candidatos foi ótima. No caso de atriz coadjuvante chegou a ser emocionante.

 

  • Algumas piadas foram sensacionais. Arnold Schwarzenegger e Danny de Vito (os Irmãos Gêmeos) brincando com Michael Keaton (os dois foram derrotados por Batman). E ainda Kate McKinnon com Steven Spielberg, e John Cena relembrando quando um homem nu invadiu o palco dos Oscars nos anos 70.

  • O In Memoriam teve uma linda surpresa com Andrea Bocelli cantando Time to say Goodbye ao lado de seu filho, enquanto as fotos daqueles que se foram apareciam nas telas.

A péssima transmissão da TNT

Entretanto o grande ponto negativo da festa ficou a cargo da TNT, que transmitiu o evento.  O pessoal técnico não parecia se acertar com o timing do Oscar em Los Angeles. Cortou um prêmio (animação curta-metragem) e ainda o inicio do discurso de Da Vine Joy Randolph como melhor coadjuvante. Isso sem contar os inícios de cada um dos retornos da premiação após os comerciais (chegaram a cortar a entrada de Chris Hemsworth e Anya Taylor-Joy). Mas o pior de tudo eram as duas apresentadoras chatas (Aline Diniz ainda parece tentar manter a coisa interessante). Mas Ana Furtado e Andreia Horta só ficavam falando coisas que não eram nem um pouco relevantes para quem estava interessado na festa do Oscar. Davam nos nervos. Saudades imensas de Rubens Ewald Filho.

Lista dos Vencedores

Veja abaixo a lista dos vencedores:

Filme  – Oppenheimer

Diretor – Christopher Nolan (Oppenheimer)

Ator  – Cillian Murphy (Oppenheimer)

Atriz – Emma Stone (Pobres Criaturas)

Ator Coadjuvante – Robert Downey Jr. (Oppenheimer)

Atriz Coadjuvante  – Da Vine Joy Randolph (Os rejeitados)

Roteiro Original – Anatomia de uma Queda

Roteiro Adaptado – Ficção Americana

Canção – What was I Made For? (Barbie)

Filme Estrangeiro – Zona de Interesse

Animação – O menino e a Garça

Figurino – Pobres Criaturas

Cabelo e Maquiagem – Pobres Criaturas

Fotografia  – Oppenheimer

Som – Zona de Interesse

Trilha Sonora – Oppenheimer

Design de Produção – Pobres Criaturas

Efeitos Visuais – Godzilla Minus One

Montagem – Oppenheimer

Documentário curta-metragem – The Last Repair Shop

Documentário longa-metragem – 20 dias em Mariupol

Curta-metragem – A Incrível História de Henry Sugar

Curta de Animação – War s Over: Inspired by the Music of John and Yoko

 

Eliane Munhoz

Para saber mais de filmes, séries e premiações, acesse blogdehollywood.com.br

 

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens