Skip to main content

A visita regular ao oftalmologista e a realização de exames preventivos são essenciais para a saúde ocular. Pensando nisso, a Ótica Chilli Beans está apoiando pelo 4º ano consecutivo a ação social “Visão do Bem” em parceria com o Instituto Velho Amigo. O projeto, que teve início em dezembro de 2021, disponibiliza atendimentos oftalmológicos gratuitos e doação de lentes para as pessoas idosas atendidos pela instituição, oferecendo suporte aos exames e à produção de óculos feitos pela marca.

No próximo sábado, 31, será realizada a primeira etapa da ação, cujo objetivo é oferecer as consultas oftalmológicas oferecidas pelo Dr. Rodrigo Barros, da Goldie Saúde Integrada, apoiadores do projeto desde o início. No mesmo dia, os pacientes são direcionados para a escolha das armações, com acesso a uma ampla seleção de óculos de grau da Ótica Chilli Beans, proporcionando não apenas proteção visual, mas também uma dose de carinho e beleza.

A expectativa é de cerca de 300 pessoas idosas examinadas, havendo a possibilidade de alguns serem direcionados para cirurgias. Em outubro de 2023, por exemplo, 250 pacientes receberam as armações prontas, enquanto outros 49 passaram por cirurgia de catarata, identificada durante a consulta com o oftalmologista. O total de óculos de grau da marca ofertadas em 2023 ultrapassaram de 550 unidades, entre lentes de visão simples e multifocais.

Caito Maia (Divulgação)

“A visão é um dos principais sentidos do ser humano, por isso o objetivo do projeto é ampliar o cuidado oftalmológico das pessoas idosas dando acesso aos exames para diagnóstico, além de garantir o tratamento de condições clínicas já estabelecidas. Isso é de extrema importância para prevenir o avanço ou possíveis complicações ocasionadas por doenças oculares, que podem levar até mesmo à cegueira. Nós, como marca de óculos de grau e solar, nos preocupamos muito com a saúde ocular e temos orgulho de estar à frente de uma ação que está ajudando tantas pessoas!”, conta Caito Maia, fundador da Chilli Beans e da Ótica Chilli Beans.

Desde de 2021 o projeto não apenas promove a saúde ocular das pessoas de idade avançada, mas também reforça a importância da colaboração e do compromisso para com o bem-estar das futuras gerações. Ao todo, a ação já beneficiou impactando positivamente a vida de 719 pessoas idosas que vivem não só na comunidade de Heliópolis, onde o projeto é executado, mas ampliando o atendimento para 11 localidades da Grande São Paulo. Desta forma, o Visão do Bem continua a iluminar o caminho para um futuro mais saudável para as pessoas da comunidade, como é o caso do Sr. José Santos, de 77 anos, ex-morador de rua e que ganhou um óculos de grau pela primeira vez na vida, e ainda os quatro integrantes da família Jardim, que receberam emocionados seus primeiros óculos de grau. Antes da ação, a maioria das pessoas idosas utilizava peças adquiridas em camelôs nas ruas, que não oferecem a proteção necessária, tem grau apenas aproximado e podem, inclusive, prejudicar ainda mais a visão. Muitos jamais usaram óculos antes, mesmo com problemas de visão que dificultavam muito a rotina diária.

“Muitos desses pacientes nunca haviam passado por um oftalmologista, o que afetava diretamente o dia-a-dia de cada um, em atividades como ler, assistir TV e fazer compras no mercado e farmácia. Através do projeto, que atende também mais de 14 institutos da Prefeitura de São Paulo, as estão recebendo mais que um óculos, e sim qualidade de visão e vida. É muito emocionante ver eles colocando as armações e voltando a enxergar com brilho nos olhos, não tem preço, é de arrepiar!”, relata Adriana Godoy, franqueada da Chilli Beans e responsável pelo projeto Visão do Bem.

Além da Chilli Beans, o Visão do Bem conta com o apoio da Essilor, que doará todas as lentes, o Shopping Pátio Paulista, que irá doar o transporte para levar as pessoas idosas de diferentes ILPI (Instituto de Longa Permanência)  da Prefeitura, os fornecedores da Chilli Beans, que doarão estojo, flanela e sicurezza e o Grupo Halipar (Grilelo, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho), que estará doando todos os lanches. A entrega dos óculos de grau para os pacientes faz parte da segunda etapa do projeto, prevista para o fim de outubro.