Skip to main content
Eliane Munhoz

Eliane Munhoz, criadora do Blog de Hollywood, trabalhou em estúdios produtores de conteúdo como Sony, Paramount e Warner. Além do Blog, onde você fica sabendo tudo sobre os últimos lançamentos do cinema, séries de TV e streaming, premiações e red carpets, possui um quadro sobre o assunto na Manhã do Ronnie na Rede TV, e apresenta o Markket Cine no Canal Markket.

A estreia do ótimo filme de Dungeons and Dragons fez com que muita gente quisesse saber mais sobre essa franquia da cultura pop. Então aqui vai um pouquinho da história:

 – O Jogo

Gary Gygax e Dave Arneson  criaram Dungeons and Dragons em 1974 nos Estados Unidos  como um jogo de interpretação de papéis de alta fantasia. Surgiu como uma variação do WarGame de miniaturas Chainmail, de 1971. O lançamento do D&D é considerado como a origem dos RPGs modernos e o inicio da indústria de RPGs. Inclusive influenciou profundamente os video games, principalmente os RPGs eletrônicos. Jogadores de D&D criam personagens que embarcam em aventuras imaginárias. Nestas, eles enfrentam monstros, reúnem tesouros, interagem entre si. E ainda ganham pontos de experiência para se tornarem incrivelmente poderosos à medida que o jogo avança.

– A Caverna do Dragão

Em 1985, chegou ao Brasil o desenho A Caverna do Dragão. Era exibido inicialmente durante o programa Balão Mágico. Fez um enorme sucesso. A série focava em um grupo de seis amigos que acabavam no reino titular. Lá eles seguem suas aventuras enquanto tentam encontrar um caminho para casa com a ajuda de seu guia, o Mestre dos Magos. A série teve 27 episódios. Um episódio final intitulado Réquiem teria servido tanto como uma conclusão para a história quanto como uma re-imaginação da série caso houvesse uma quarta temporada. No  entanto, a série foi cancelada antes do episódio sido produzido. O roteiro acabou na internet em forma de um áudio drama como um recurso especial para uma edição em DVD da série lançada pela BCI Eclipse.

– O filme do ano 2000

Nessa data, lançaram um filme em Live action, que teve o título de Dungeons & Dragons: A Aventura começa Agora. Tinha no elenco gente conhecida como Jeremy Irons, Thora Birch e Marlon Wayans. Tudo  se passa no Reino de Izmer. Lá mágicos usam seus poderes para dominar a Terra. Savina, uma imperatriz cheia de juventude, está determinada a usar seus poderes em prol da justiça e da prosperidade. Entretanto, ela é deposta por um diabólico mágico. E agora precisa controlar os Dragões Vermelhos para reaver o trono. O problema é que o filme foi um enorme fracasso, e talvez por isso tenha demorado tanto tempo para se tentar fazer uma nova produção com o tema. Para quem quiser ver esta versão, ela está disponível no streaming Looke.

– Dungeons and Dragons : Honra entre Rebeldes

O filme estreou nessa quinta nos cinemas  – e é excelente. Agora, Chris Pine, com o charme de sempre, faz o papel de um cara que vai para a prisão junto com sua amiga (Michelle Rodriguez) após um roubo que não deu certo. Um ano depois, ele sai em busca da filha para reconquistar o seu amor. E para isso, terá que embarcar em uma missão para resgatar uma relíquia mágica ao lado dos mais improváveis companheiros. É cheio de referências (para fãs e não fãs do jogo), tem muito humor, bons efeitos especiais e ótimo elenco. Vale a pena ver!

Eliane Munhoz

Para ler a crítica completa de Dungeons and Dragons: Honra entre Rebeldes, e muito mais sobre filmes e séries, acesse blogdehollywood.com.br