Skip to main content

Com a queda do X e a implementação da rede social BlueSky para monitorar conversas nas redes, foi criado um painel dedicado a analisar menções e tendências no formato real time durante o Rock in Rio Brasil 2024.

O Rock in Rio celebrou 40 anos de trajetória em 2024 com uma edição histórica e um desafio extra: realizar o monitoramento das conversas sobre o festival sem o apoio da rede social X (antigo Twitter), tradicionalmente uma das principais plataformas de interação entre público e marcas. Por isso, o Rock in Rio, em parceria com Polis Consulting e Grupo Dreamers, por meio da Artplan, desenvolveram um painel dedicado à análise de menções e tendências em tempo real e implementaram a integração da rede social emergente, BlueSky, à plataforma de social listening da Brandwatch. 

A solução traduziu-se em coletar os dados da BlueSky e integrá-los automaticamente na Brandwatch por meio de sua interface de upload, possibilitando que conversas públicas fossem monitoradas e analisadas em tempo real, oferecendo uma solução em tempo recorde para acompanhamento pelos próprios usuários da ferramenta durante os dias de festival.

“O Rock in Rio sempre olha para inovação como forma de melhorar a experiência do fã, por isso monitorar conversas é estratégico pro festival entregar a melhor experiência de sempre. A ausência do X criou um desafio imenso dentro desse contexto, mas trouxe também uma ótima oportunidade de avançar em novas parcerias para conseguir manusear dados do BlueSky de maneira autônoma. Não queríamos um relatório dois dias depois, queríamos a ferramenta disponível para uso dos times e marcas patrocinadoras durante o evento para entender conversas, tendências, para ter um termômetro do evento em tempo real e usar todos esses dados coletados para direcionamentos internos e tomadas de decisão”, diz Sara Gobbi, gerente de Growth Marketing do Rock in Rio. 

Em poucos dias após a queda do X, a integração realizada pela Polis Consulting com a API da BlueSky, proporcionou a coleta de dados diretamente da nova rede. A estrutura robusta, baseada em inteligência artificial, machine learning e recursos de personalização, foi projetada para inserir BlueSky como as demais plataformas presentes na ferramenta, ficando disponível para os usuários da ferramenta como as demais redes.

 “Este foi um projeto desafiador, mas a colaboração entre os times da Artplan, Bluesky e Polis Consulting tornou tudo possível! Estamos extremamente felizes por termos contribuído, proporcionando o acompanhamento em tempo real e a mensuração do sucesso do Festival”, afirma Gildevan Carvalho, CEO da Polis Consulting.

O buzz sobre o festival dos dias 13/09 ao dia 23/09 até às 10h, bateu o número de mais de 1.454.100 de conversas nas redes sociais, sendo aproximadamente 737.817 delas oriundas da rede BlueSky, ficando na frente do Instagram, que gerou 443.252 mil conversas. 

A implementação da BlueSky também possibilitou que os times de monitoramento real time do Rockers e do A-lab (Now), também do Grupo Dreamers, pudessem acompanhar de forma ágil e automatizada durante os dias de Rock in Rio , tanto as principais conversas do festival, quanto das marcas patrocinadoras, contando também com uma expertise inédita dos respectivos times para construir relevância de insights e conteúdo em uma rede recém-nascida.

“Desde o dia da queda do X, buscamos o time da Polis Consulting para entender possibilidades e estruturar juntos a demanda de Rock in Rio como um case especial, junto da BlueSky, mostrando o impacto do evento nas conversas no Brasil. No primeiro fim de semana avaliamos cases, integradores de API e modelos que pudessem trazer soluções, enquanto a Polis Consulting trabalhava 24/7 com desenvolvedores para uma solução em tempo recorde. Resultado: no dia 11 de setembro, dia do evento teste, rodamos a ferramenta com os times já manuseando BlueSky como mais uma fonte de dados em real time, disponível em todos os tipos de visualizações que temos para as demais plataformas, como volume de menções, polaridade, trending topics e etc.”, diz Carolina Amorim, Head Nacional de Creative Data da Artplan.

O “Dia Delas”, 20/09, registrou um pico de 257 mil conversas, impulsionado também pela rede da borboleta azul, que registrou a maior parte delas. Os dias 21 e 22 seguiram na sequência registrando o maior volume de menções, o que mostra que a conversa foi ganhando tração ao longo do festival – e sendo monitorada.

“Finalizamos esta edição que celebra os 40 anos de Rock in Rio com orgulho de dizer que fomos uma das primeiras marcas brasileiras a criar esse laço com a BlueSky, em parceria com a Polis Consulting e Grupo Dreamers, monitorando os dados em tempo real com a ajuda dos nossos parceiros.”, finaliza Sara Gobbi.

Para maiores informações, acesse o link AQUI.

Fonte: Dados Conversas Redes Proprietárias, Mar aberto com Bluesky (Polis Consulting / Brandwatch)

* Conteúdo publicitário