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A Petrobras, em parceria com a agência W3haus, retorna com a segunda temporada da websérie ‘Mochileiras’. Desenvolvida com uma linguagem e formato específicos para o ambiente digital, a série destaca a riqueza cultural e a pluralidade do Brasil em cada episódio. A exemplo da temporada de estreia, a viagem pelo país é conduzida por creators que visitam locais onde a Petrobras tem projetos de incentivo à cultura, trazendo seus olhares e estilos únicos para a produção.

“Vamos apresentar uma segunda temporada de ‘Mochileiras’, agora com um foco ainda maior na cultura brasileira como uma força transformadora e impulsionadora do desenvolvimento do nosso país. A Petrobras acredita profundamente no incentivo à diversidade de territórios, temas e públicos, e estamos empolgados em mostrar essa riqueza cultural ao longo dos episódios”, ressalta o Gerente de Comunicação Digital da Petrobras, Gustavo Ferro.

O primeiro episódio dessa temporada é ambientado em Campina Grande (PB), conhecida por sediar uma das maiores festas de São João do país, que em 2023 reuniu mais de 2,93 milhões de pessoas. A creator Ray Neon visitou e gravou no Parque do Povo, local da festa patrocinada pela Petrobras, além de explorar museus, restaurantes e outros pontos culturais significativos da cidade.

Nesta segunda temporada, a websérie adota o modelo Creator-First Content, colocando o creator no centro da produção de conteúdo. Utilizando suas próprias linguagens, pontos de vista e criatividade, eles produzem o material, tornando os conteúdos mais autênticos e interativos. Essa estratégia proporciona uma experiência colaborativa e construtiva focada no público, especialmente na Geração Z e na comunidade dos criadores, já familiarizados com esses formatos e linguagens.

Além de Campina Grande, estão programadas visitas a outras cidades, como Parintins (AM), palco do famoso Festival Folclórico de Parintins, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ao todo, serão treze episódios lançados quinzenalmente no YouTube, com cortes e formatos adaptados para as redes sociais da Petrobras, incluindo Instagram, TikTok e LinkedIn.

“No ano passado, conseguimos atingir mais de 12 milhões de visualizações no YouTube com os 13 episódios da série. Já nesse ano, evoluímos nosso trabalho para um modelo ainda mais focado na cocriação. Entendemos que para a série ter o seu sucesso expandido para além do YouTube, precisamos dar espaço para a autenticidade e criatividade dos creators. Ninguém melhor para criar reels e vídeos para o Tiktok do que criadores de conteúdo em seus próprios celulares, sem grandes estruturas de produção. Estamos integrando de forma mais profunda as vozes autênticas dos creators e o olhar das regiões que visitamos, proporcionando uma experiência colaborativa que conecta genuinamente com o público alvo da série, mostrando a diversidade cultural do Brasil, e por consequência, trazendo engajamento”, aponta Marcello Rullo, Diretor de Criação e Conteúdo da W3haus.

 

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