Skip to main content

O número de plataformas e mercados NFT cresce diariamente, já que os NFTs parecem destinados a construir seu crescimento épico, que já vem de 2021. Como resultado, estamos certos de ver alguns serviços lançados no ano passado, que acabarão sendo peças importantes no mundo do NFT.

A Opensea manterá seu lugar como o melhor mercado de NFT?

Em 2021, a Opensea provou ser o mercado número um para NFTs. Claro, ela teve sua cota de obstáculos ao longo do caminho. Nenhuma outra plataforma NFT chegou perto quando se trata de contagem de usuários e volume de vendas. Além do mais, a Opensea começou o ano novo com força.

Por exemplo, o mercado NFT atingiu um recorde histórico para o volume de vendas de um dia, em 2 de janeiro. Naquele dia, registrou vendas de US$ 240 milhões. Sem mencionar suas notícias bombásticas mais recentes. Para resumir, a plataforma levantou $ 300 milhões em financiamento da Série C. O investimento elevou-os a uma avaliação de US$ 13,3 bilhões.

Para ter certeza, a Opensea teve uma boa vantagem inicial em sua competição. Mesmo assim, alguns mercados e plataformas NFT serão lançados em 2022, com a esperança de afrouxar o controle da Opensea no mercado. Ou, pelo menos, corresponder à sua relevância no espaço NFT. Confira alguns deles abaixo.

As próximas plataformas do mundo NFT

1. Plataforma Coinbase

A Coinbase sacudiu o mundo NFT em outubro de 2021, quando anunciou que lançaria uma plataforma NFT. De fato, como a maior bolsa de criptomoedas com sede nos Estados Unidos, a Coinbase tem uma grande base de usuários e presença de criptografia.

Para ilustrar, Coinbase tem cerca de 73 milhões de usuários verificados. Comparado com a Opensea, que tem algo entre 1 e 2 milhões de usuários, esta é uma enorme base de consumidores em potencial.

No momento do anúncio, a Coinbase abriu uma lista de espera para as pessoas se inscreverem na plataforma. Neste ponto, há bem mais de 1 milhão de pessoas na lista. Embora o lançamento – inicialmente previsto para o quarto trimestre de 2021 – tenha sido adiado, o Coinbase NFT certamente causará um impacto quando for lançado.

2. GameStop Marketplace

A GameStop está preparando o caminho para seu mercado de NFT desde junho de 2021. Na verdade, ela hospedou várias ofertas de emprego para desenvolvedores e designers durante o resto do ano.

Embora não tenha anunciado uma data de lançamento ou muitos outros detalhes sobre o mercado, está se preparando para um lançamento este ano. Diante disso, a grande varejista de jogos recentemente fez uma chamada para que os criadores se inscrevessem para entrar em seu mercado.

3. Samsung – Nova plataforma NFT para TVs inteligentes

A Samsung tornou-se recentemente a mais recente empresa estabelecida a aderir ao espaço NFT. Especificamente, a gigante da tecnologia anunciou que adicionaria uma plataforma NFT às suas futuras Smart TVs . A plataforma permitirá que os usuários da Samsung vejam, comprem e até aprendam sobre NFTs.

Além de ser mais um sinal de que os NFTs estão se consolidando, essa será uma ótima notícia para os proprietários de NFTs que buscam maneiras de exibi-los . Sem mencionar que provavelmente exporá todo um grupo de recém-chegados ao espaço.

4. Ubisoft Quartz – Video Game Marketplace

Depois de meses mostrando interesse em NFTs, a grande produtora de videogames Ubisoft anunciou seu próprio mercado NFT, em 7 de dezembro. O Ubisoft Quartz oferece aos jogadores NFTs especiais chamados “Digits”. Os jogadores poderão reivindicar dígitos em Quartz e usá-los em jogos da Ubisoft.

No entanto, a entrada da Ubisoft nos NFTs não foi fácil. A empresa enfrentou uma reação tão forte dos fãs quando lançou um trailer de Quartz que acabou derrubando este.

Independentemente disso, dado seu investimento na plataforma Quartz NFT, e seu interesse declarado em jogos blockchain play-to-earn, a Ubisoft deve levar adiante seus planos de NFT em 2022.

5. Metalink – Super App

Metalink é uma plataforma “tudo-em-um” que oferece salas de chat com acesso NFT, um gerenciador de portfólio e um feed social. No início, o Metalink era simplesmente um aplicativo de bate-papo aberto apenas para algumas comunidades selecionadas do NFT. Embora a empresa tenha acabado de lançar uma versão pública de seu aplicativo no final de 2021.

Embora o Metalink ainda esteja em suas fases iniciais, ele tem contado com o apoio fiel de membros das principais comunidades NFT, como Bored Apes e CyberKongz. Se o aplicativo puder cumprir sua visão e atrair usuários, pode acabar sendo uma parte importante do cenário retratado.

6. Fractal – Game Marketplace em Solana

À luz de seu rápido crescimento em Discord, Fractal parece destinada a se tornar uma das maiores plataformas NFT em Solana. Para esclarecer, Fractal acumulou mais de 110.000 membros em seu Discord em apenas duas semanas.

Fractal é um mercado para jogos de blockchain, vendendo NFTs de jogos tanto no lançamento quanto no mercado secundário. A plataforma é liderada pelo cofundador do Twitch, Justin Kan, e já fez parceria com alguns grandes jogos, como The Sandbox.

Sem mencionar que, embora seja construído em Solana, Fractal planeja expandir para vender jogos NFTs para todos os blockchains. Em outras palavras, ele ainda pode se tornar o mercado líder para jogos de blockchain da Ethereum também. Em suma, a Fractal é uma aposta sólida para um grande crescimento em 2022.

7. Solanart – O maior mercado para Solana NFTs

Apesar de ainda estar em sua fase beta, Solanart se tornou a plataforma líder para compra e venda de Solana NFTs . No entanto, ao contrário de sua contraparte ETH, a Opensea, a Solanart não tem uma grande vantagem sobre alguns de seus concorrentes.

De qualquer forma, é um bom lugar para começar a explorar Solana NFTs. Especialmente se você acredita que os benefícios de Solana em relação ao Ethereum podem entrar em jogo à medida que os NFTs se tornarem mais populares em 2022.

8. Digital Eyes – Uma plataforma NFT em rápido crescimento em Solana

O Digital Eyes se tornou o segundo maior mercado de Solana NFT, mesmo que tenha sido lançado apenas em setembro de 2021. Não é tão grande quanto Solanart neste momento, embora compartilhe muitas das mesmas coleções de NFT. O tempo dirá se ele acabará crescendo além de Solanart em 2022.

O que acontece no ano seguinte ao “Ano das NFTs”?

Resumindo, não há como dizer como o espaço do NFT mudará em 2022. O espaço sempre foi imprevisível. Além disso, embora muitas pessoas no espaço estejam confiantes, é importante observar que o crescimento dos NFTs nunca foi uma linha reta.

Com isso dito, a tendência do NFT não deu sinais de ir embora ainda. Novos projetos “Blue Chip” serão lançados, novas maneiras de ganhar dinheiro surgirão e muitas coisas entrarão em jogo, que poucos de nós podem sequer imaginar.

Não importa o que aconteça em 2022, uma coisa que o espaço NFT provavelmente terá de sobra é emoção!

Texto traduzido do portal NFTevening.

Leave a Reply