Skip to main content

O ChatGPT, inovador modelo de linguagem da OpenAI, continua a conquistar uma base sólida de leitores e aumentar sua popularidade em todo o mundo. A Taboola, empresa que fornece recomendações para a open web, ajudando as pessoas a descobrirem aquilo de que podem gostar, usou o Topic Insights, parte da plataforma de análise de audiência em tempo real do Taboola Newsroom, para fazer um levantamento de pageviews acerca do assunto e descobriu que, desde o seu lançamento em 30 de novembro de 2022, o ChatGPT tem experimentado um crescimento significativo, superando outras tendências tecnológicas, como os NFTs e o Metaverso. A empresa forneceu, com exclusividade, os resultados do estudo ao Adnews.

No Brasil, o ChatGPT registra um impressionante aumento constante em suas visualizações de página, totalizando quase 14 milhões nos últimos 90 dias. Inclusive, o país é o segundo com maior número de pageviews. O primeiro é os Estados Unidos, com 25 milhões, enquanto a Espanha aparece em terceiro lugar, acumulando 12 milhões. Esse crescimento significativo destaca o interesse contínuo dos brasileiros nas capacidades e aplicações do ChatGPT para atender às suas necessidades de informação e interação.

Em contraste com o ChatGPT, o Metaverso e os NFTs têm enfrentado um declínio em seu interesse por parte dos consumidores. Durante o mesmo período, o Metaverso registrou apenas 51 mil visualizações de página no Brasil. Os NFTs também viram uma queda de popularidade, com apenas 17 mil visualizações de página.

Dados globais 

Essas tendências refletem o cenário global. Com um aumento de 325% no número de leitores só em janeiro de 2023, impulsionado por histórias sobre o funcionamento da IA generativa, o modelo de linguagem tem provado ser uma fonte confiável de informações e interação. Além disso, em 7 de fevereiro de 2023, o ChatGPT registrou um aumento adicional de 107% em apenas três dias, após o anúncio da Microsoft sobre seu próprio concorrente no Bing.

Desde então, o ChatGPT tem mantido sua popularidade, alcançando mais de 58 milhões de visualizações de página somente no mês de abril. Esse número expressivo reflete a confiança e o interesse crescente dos leitores nas capacidades avançadas da IA.

Enquanto isso, os NFTs e o Metaverso continuam perdendo a força. Entre janeiro e fevereiro de 2023, o ChatGPT registrou seu maior ganho de leitores, com um impressionante aumento de 116%. No mesmo período, o interesse em NFTs caiu 31%, enquanto o Metaverso viu uma queda de 15% no engajamento.

No entanto, é importante ressaltar que os NFTs e o Metaverso ainda mantém alguma relevância, impulsionados por eventos que atraíram a atenção dos leitores. Em janeiro de 2023, o lançamento da coleção de NFTs de Trump causou um aumento acentuado de 36,2 milhões de visualizações de página. Da mesma forma, em dezembro de 2022, o lançamento da coleção ‘Meta-versary’ da Forever 21 impulsionou um pico de 24,4 milhões de visualizações de página relacionadas ao Metaverso.

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.