São Paulo anuncia investimento de R$ 143 milhões no setor audiovisual
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Spcine, anunciou recentemente um investimento de mais de R$ 143 milhões no setor…
A pandemia de 2020 forçou uma rápida adaptação do setor.
Adnews
11.07.2024
Texto por Tiago Favaro, CEO do grupo Feel Alive Co.
Não é novidade que as estratégias de Environmental, Social and Governance (ESG) estão transformando o marketing digital no setor de entretenimento e eventos. A pandemia de 2020 forçou uma rápida adaptação do setor, e a recuperação presencial trouxe um novo foco para estratégias digitais, sustentabilidade e responsabilidade social.
A integração do ESG no marketing digital não é apenas uma tendência, mas uma demanda crescente dos consumidores, principalmente o consumidor 5.0. A preocupação com questões ambientais e sociais evoluiu de uma simples entrega pontual para uma prioridade estratégica. É imprescindível que precisamos usar a força das marcas para fazer a diferença no público que consome. Além disso, é essencial levar essa conscientização entre os stakeholders e integrá-los ativamente.
Segundo o relatório da Ancham (Panorama ESG Brasil 2023), cerca de 82% dos executivos acreditam que os CEOs devem lidar ativamente com a agenda ESG e os principais impulsionadores dessa liderança incluem a melhora da reputação da marca. O que, naturalmente, inclui estratégias de branding. Felizmente, as grandes empresas já estão se adaptando ao novo cenário do marketing digital, aumentando seus investimentos em mídias sociais, usando dados e análises para entender melhor o comportamento do consumidor e automatizando processos de marketing.
Digo que a automação de marketing está transformando o setor de entretenimento, trazendo soluções inovadoras e melhorando a acessibilidade digital. Grandes festivais, como Rock In Rio, The Town e Lollapalooza dependem cada vez mais de estratégias tecnológicas para – por exemplo – venda de ingressos, divulgação e implementação de práticas ESG.
Algumas práticas que estão obtendo muito destaque nos últimos meses são:
Tecnologias para redução de emissões:
Inclusão social e diversidade:
Sustentabilidade ambiental:
Gestão responsável de resíduos:
Engajamento da comunidade e conscientização:
Diferente de 10 a 15 anos atrás, quando o consumidor pagava apenas pelo produto, hoje a estratégia é oferecer uma experiência completa. A presença nas redes sociais e o engajamento com a marca são essenciais. Nesse quesito, o marketing de influência se mostra cada vez mais forte no mercado. Com o uso da tecnologia, produtores e organizadores de eventos agora podem oferecer experiências personalizadas e inclusivas a um público mais amplo e sair do seu nicho.
É notável que as marcas estão abandonando discursos vazios em favor de iniciativas mais concretas. Essa mudança, não é apenas uma adaptação às tendências, que são muitas, mas uma resposta às necessidades de um público cada vez mais exigente, em busca de conexão e significado.
*Foto de capa: iStock
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