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As redes sociais são fenômenos mundiais e ferramentas fundamentais para comunicação. Seja para uso pessoal ou para investir em compras, as redes se tornam aliadas de empresas e usuários. 

As redes sociais disseminam conhecimentos e são plataformas para expor produtos aos usuários e estes escolhem quem querem seguir e de quem querem comprar. Porém, para as marcas permanecerem relevantes em seu mercado, é preciso tomar as decisões certas em relação ao seu marketing.

Nesse sentido, é importante tomar decisões assertivas para atingir o objetivo do plano de marketing. E dentro dessas decisões, tem a de escolher a plataforma certa e as estratégias certas.

Assim, para estar alinhado às mídias, o Facebook é a maior rede social da atualidade e toda essa audiência está ao alcance da sua marca. Portanto, investir no Facebook Ads pode auxiliar a empresa na conquista de objetivos. 

Isso porque esse recurso possui uma riqueza de informações dos públicos, que podem ser utilizadas de forma correta e eficiente para atingir o público certo para a marca. 

Facebook como a maior rede social

Atualmente, o Facebook conta com 2,27 bilhões de usuários ativos. No Brasil, contamos com 100 milhões de usuários. Esses valores nos mostram que cerca de 1 em cada 4 pessoas no mundo tem conta nessa rede social! 

A força do Facebook é tão grande que eles têm uma rede social separada: o Facebook Messenger, um aplicativo para envio de mensagens. Essa rede social conta com 1,3 bilhões de usuários, superando gigantes das mídias como o TikTok com 500 milhões, e o Instagram com 1 bilhão de utilizadores.

Importância de ter uma página no Facebook para os negócios

Como mencionado anteriormente, o Facebook conta com uma ampla audiência que pode ser explorada pelas empresas. As ações de marketing são benéficas para reter e fidelizar clientes e também para alcançar novos fãs da marca.

Com o grande número de usuários na rede, é indispensável as empresas criarem páginas e grupos no Facebook. 

Ao criarem suas próprias páginas, as marcas podem divulgar seus conteúdos, produtos, serviços e, principalmente, conectarem-se com clientes e prospects. Isso faz com que os usuários encontrem mais facilmente aquilo que procuram, sem precisar sair da mídia. 

Importância de ser ativo e consistente no Facebook

Aqui também vale ressaltar que os usuários não entram no Facebook focados em compras e por isso, investir exclusivamente na venda e exposição dos produtos/serviços pode ser negativo. Por isso, o marketing de conteúdo se torna tão relevante.

O Marketing de Conteúdo é um ação de marketing que visa produzir conteúdos para seu público-alvo, que o auxilie em todo processo de compra e o atraia para você de forma natural e espontânea. 

Publicações atraentes, informativas e constantes despertam o interesse e curiosidade e permitem o compartilhamento de conteúdo para atrair novos leads.

As principais vantagens de resolver os problemas de usuários dispersos que têm dúvidas por meio de conteúdos relevantes são: aumento de visibilidade da marca na web, promoção de engajamento e interação, conquista da confiança do público, investir organicamente em propagadores da marca e melhora da experiência do cliente no pós-venda.

Assim, a produção de conteúdo agrega valor, melhora a visão institucional da marca e informa o público-alvo. 

Por que investir no Facebook Ads?

A construção de uma estratégia que pensa no seu público-alvo e em que a empresa se apresenta como uma marca confiável traz retornos positivos e a longo prazo, sendo intangíveis a mensurar em um primeiro momento.

E é por isso que a estratégia de marketing deve englobar outros fatores em conjunto. E nesse contexto que o Facebook Ads, uma ferramenta para veiculação de anúncios publicitários se torna vantajosa e agregadora à estratégia principal. 

Ao investir no Facebook Ads, a empresa pode usar insights, segmentação e métricas para impactar o público certo para a sua marca. 

E aqui listamos os 5 principais motivos:

#1 Aumento de Tráfego

Nas campanhas de Facebook Ads é possível não só segmentar o público-alvo  como também criar campanhas diferentes com objetivos variados. 

Esses objetivos podem ir além das vendas, podendo ser por exemplo para conseguir mais tráfego para o site, direcionar os usuários para uma landing page, levar o potencial consumidor para uma página promocional, entre outros. 

#2 Conhecimento do público

O Facebook Ads traz em seus relatórios dados que possibilita a empresa a conhecer melhor o público. Isso porque os relatórios trazem informações como gênero, idade, interesses, localização geográfica e outros. 

Com esses dados, a empresa recebe insights interessantes de todas as pessoas que interagiram com os anúncios. E tendo esse conhecimento, as próximas campanhas se tornam mais eficientes, acertadas e direcionadas. 

Mas sem dúvidas o momento mais importante é o processo criativo que deve ser personalizado a partir do conhecimento do seu público. Ser assertivo e criativo na mensagem que será “promovida” nas redes sociais faz com que o seu negócio tenha um grande diferencial frente aos concorrentes.

Por exemplo, empresas tradicionais estão cada vez mais presentes no digital, como é o caso da Desentupidora Eminente, uma desentupidora de esgoto da cidade de São Paulo, que tem como foco entender quem é a sua Buyer Persona para que todo o funil do digital seja construído de forma assertiva.

#3 Capacidade de Atrair novos clientes

As postagens recorrentes e constantes trazem resultados orgânicos a longo prazo. Investir no Facebook Ads se torna uma ferramenta potente para atingir resultados mais rápidos e expressivos.

Produzindo o anúncio certo e definindo o perfil de usuário eficiente, a campanha se torna visualizada exatamente pelos usuários que estão procurando determinado produto/serviço. Com isso, a conquista de novos clientes se torna muito maior.

#4 Avaliação das métricas e análise da performance do anúncio

Não basta somente anunciar, é necessário avaliar as métricas para saber quais anúncios estão funcionando e quais não estão.

O Facebook lista várias métricas diversificadas e ainda dá a chance de personalizar os dados para focar no que tem maior peso para o negócio naquele momento.

Além disso, é possível acompanhar os retornos a qualquer momento, podendo até fazer adaptações durante o curso de uma campanha.

#5 Preços justos

Nos anúncios com o Facebook Ads a empresa pode investir o quanto quiser. O Facebook é bem democrático com os preços e mesmo com investimento baixo, é possível sentir os resultados.

Isso é bem efetivo para as pequenas e médias empresas. Claro que o investimento e o quanto é aplicável são importantes, porém um investimento inferior, não prejudica a eficácia da ação.

Conclusão

O Facebook é um grande facilitador no contato empresa-consumidor e apresenta uma audiência predisposta a utilizar essa rede de formas variadas.

As estratégias de marketing, seja para grandes ou pequenas empresas, devem pautar ações focadas no público-alvo e que convertam em leads qualificados e vendas.

O marketing de conteúdo e o Facebook Ads se tornam bons aliados para atingir os objetivos de negócio e aumentar os lucros das marcas.

As campanhas patrocinadas são altamente favoráveis para que as empresas conquistem uma presença online de valor e que se comuniquem com o público efetivo.

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