São Paulo anuncia investimento de R$ 143 milhões no setor audiovisual
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Spcine, anunciou recentemente um investimento de mais de R$ 143 milhões no setor…
Nesta segunda-feira (17) celebramos o Dia Mundial do Emoji, e você não faz ideia das curiosidades que giram em torno dessas famosas carinhas.
Adnews
17.07.2023
Vem cá, conta pra gente. Quais são os emojis que você mais usa? Seriam as carinhas chorando de tanto rir (????) e rolando de tanto rir (????) para responder os memes dos amigos? Ou seria o famoso like (????) para dar um OK quando está com pressa? Talvez as mãos em prece (????) para agradecer algo ou alguém?
Não, o Adnews não ativou o mood stalker. É que nesta segunda-feira (17) celebramos o Dia Mundial do Emoji, as divertidas figurinhas que dão aquele toque especial nas conversas online, sendo utilizados em diversas plataformas, como redes sociais, aplicativos de mensagens e até mesmo e-mails. A data existe desde 2014 e foi criada pelo fundador da Emojipedia, Jeremy Burge, como forma de promover a utilização das figurinhas, mas as famosas carinhas surgiram há mais de 20 anos e passaram por várias mudanças até chegarem aos padrões atuais.
E se você está se perguntando o motivo do dia 17, aqui vai a Apple lançando tendências novamente. A data foi escolhida por conta do emoji de calendário do iOS, que mostra a data de 17 de julho. Desde então, a celebração foi incorporada também pela Microsoft e pelo Android, que passaram a exibir a mesma data em seus calendários.
Uma curiosidade é que os emojis são regulados pelo Consórcio Unicode, ou seja, eles possuem um padrão que garante que sejam exibidos corretamente em diferentes dispositivos e sistemas operacionais. Mas, essa não é a única curiosidades que você provavelmente não sabia sobre as carinhas. Tem cada história curiosa em torno delas! Vem cá descobrir.
#1 Um emoji para chamar de seu
Pouca gente sabe, mas qualquer pessoa pode sugerir emojis novos. Para que isso aconteça, é preciso atender a alguns critérios, como justificar porque a figura é necessária e comprovar que há demanda (aqui pensando qual é a demanda para um emoji de pager (????)…). Não é possível sugerir figuras que tenham marcas famosas, divindades religiosas, conteúdo ofensivo ou algo muito específico, como bandeiras de cidades. O processo entre o envio da sugestão, aprovação e lançamento do emoji pode levar até um ano e meio!
#2 Monitorar emojis o Tio Musk ainda deixa
O site Emoji Tracker monitora em tempo real o uso de cada emoji no Twitter. Os números são atualizados com base na análise de todos os tuítes publicados desde 2013, ano de criação da plataforma. Atualmente, o primeiro lugar é a carinha chorando de rir (????).
#3 Emoji ganha até prêmio
Desde 2017, todos os anos, a Emojipedia realiza o World Emoji Awards, premiação que reconhece os ícones mais utilizados no mundo. A votação é realizada por meio de análise do número de visitas às páginas da Emojipedia, e também por votação no Twitter. O emoji da seringa (????), muito associado à vacinação contra a Covid-19, foi eleito o mais representativo de 2021.
#4 Temos dados
O emoji mais utilizado em todo o mundo é a carinha chorando de rir (????), seguida pela carinha chorando copiosamente (????) e pela carinha de súplica (????). De acordo com a Emojipedia, ao menos metade dos comentários do Instagram incluem um emoji. No Twitter, um em cada cinco tweets também são acompanhados das figurinhas.
#5 Não entenda mal
A imagem de bater palmas (????) na China é considerada tão inapropriada, sexualmente falando, quanto o uso da berinjela (????) e do pêssego (????) no Brasil. No oriente, o símbolo sugere “fazer amor” e só deve ser enviado entre casais.
#6 Dislike?
Na Grécia, o polegar para cima (????), símbolo conhecido como curtir ou like, é considerado ofensivo.
E aí, curtiu? Então, toma aqui um coraçãozinho (❤️).
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Spcine, anunciou recentemente um investimento de mais de R$ 143 milhões no setor…
O Fundo Social de São Paulo (Fussp) distribuiu 42.595 cobertores desde o início da Campanha do Agasalho 2025, em 2 de junho. A iniciativa visa atender pessoas em situação de…
Em meio ao recuo de multinacionais em compromissos com a inclusão e ao encerramento de departamentos de diversidade, a Agência Bistrô lança a campanha Museu do Orgulho, que projeta um…
Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.