Skip to main content

Até recentemente, eu acreditava firmemente no emoji tradicional de smiley. “É fofo!” Eu costumava pensar, como felizmente o usava para indicar minha diversão gentil com tudo, desde trocadilhos a planos divertidos para o fim de semana.

‘Rosto com lágrimas de alegria’ é mais uma vez o emoji mais usado

Mas, aparentemente, isso foi um erro, e quando pensei que estava expressando felicidade sincera, na verdade estava enviando um emoji que é “colossalmente um insulto de todas as maneiras imagináveis”, de acordo com o The Guardian.

Parece que o resto do mundo concorda, e o “rosto ligeiramente sorridente”, para usar seu nome completo, não figura no top 10 dos emojis mais usados ​​em 2021. Na verdade, de acordo com dados do Unicode Consortium, o rosto ligeiramente sorridente não está nem entre os 20 primeiros. Está no número 28, imprensado entre “palmas” e “rosto vermelho”.

Em vez de abraçar as alegrias sutis do rosto ligeiramente sorridente, o mundo continuou seu caso de amor com “rosto com lágrimas de alegria”, um instrumento rude e contundente de um emoji que não deixa espaço para sutileza ou ambiguidade. Diz-se que está no topo desde pelo menos 2017 e, em 2021, foi responsável por mais de 5 por cento dos emojis enviados online. Ridículo.

Piadas à parte, é interessante ver a partir desses dados o quão amplamente consistente o emoji que usamos tem sido, mesmo que o mundo tenha virado de cabeça para baixo pela pandemia.

Em seu blog, o Unicode Consortium destaca que o top 10 emoji teve apenas uma mudança entre os dois anos, e mesmo assim, foi para trocar dois emoji muito semelhantes (“dois corações” com “rosto sorridente com 3 corações”).

Isso não quer dizer que não houve grandes mudanças. O emoji do bolo de aniversário disparou de 113 para 25, enquanto o balão flutuou suavemente de 139 para 48. Meu favorito pessoal, o rosto suplicante, também quebrou o top 20, subindo de 97 para 14.

Mas, surpreendentemente, o paraíso de emojis relacionados à pandemia real não vi muita mudança, como o emoji de micróbio, que mal chegou ao top 500 (há 3.663 emojis no total, caso você esteja se perguntando).

Além desse tipo de dado ser simplesmente interessante, é útil para o Consórcio Unicode entender quais emojis são mais populares para decidir quais caracteres adicionar em seguida.

A forma como os emojis são criados é um processo surpreendentemente interessante e você pode ler sobre isso neste artigo do meu colega Jay Peters (que enviou propostas para o rosto bocejando e o emoji waffle).

Ainda assim, pelo menos há esperança para nós, fãs sorridentes. O emoji teve um aumento dramático em popularidade entre 2019 e 2021, quando anteriormente estava na 50ª marca. Nesse ritmo, ainda podemos chegar aos 10 primeiros [emoji com os dedos cruzados].

Matéria traduzida de The Verge.

Leave a Reply